Secções
Entrar

Governo espera que resgate grego aconteça rapidamente

16 de julho de 2015 às 16:24

No final do Conselho de Ministros, Marques Guedes afirmou que "será uma decisão que terá de ser tomada a partir da semana que vem"

O Governo português considera que estão criadas as condições para a negociação de um terceiro programa de resgate à Grécia e espera que rapidamente se caminhe para a reabertura do sistema financeiro grego.

 

Esta posição foi transmitida pelo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.

 

"Será uma decisão que terá de ser tomada a partir da semana que vem por parte do Banco Central Europeu (BCE), mas espero que possa caminhar-se rapidamente para a reabertura do sistema financeiro na Grécia, e com isso restituir o funcionamento normal à economia", concluiu.

 

Questionado sobre a tese de que seria melhor para a Grécia uma saída temporária da zona euro, Marques Guedes não quis entrar nesse debate: "Relativamente à Grécia, o que não tem faltado são opiniões e declarações num sentido, no outro, voltando atrás. Temos ouvido de tudo".

 

O ministro da Presidência preferiu destacar a aprovação pelo parlamento grego das "condições de viabilização" de um terceiro programa de resgate, e o acordo hoje alcançado no Euro-grupo, através de teleconferência, para um empréstimo intercalar de sete mil milhões de euros à Grécia.

 

Quanto a esse chamado "financiamento-ponte" à Grécia, Marques Guedes disse que permitirá "que, a partir de segunda-feira, os pagamentos possam ser feitos, quer junto do BCE, quer junto do Fundo Monetário Internacional (FMI)", por parte do Estado grego.

 

O ministro salientou que, "para que o FMI possa entrar no terceiro programa, face aos estatutos da própria organização, é preciso que o pagamento da tranche que está vencida seja realizado".

 

"A partir daí, ficam criadas todas as condições, neste fim-de-semana, para que se possa proceder rapidamente à negociação do programa por parte das autoridades gregas com as instituições, e para que possa regressar alguma normalidade - espero que muita normalidade - à Grécia e à economia grega", considerou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela