Secções
Entrar

Portugal e mais sete países vão receber migrantes do Lifeline

27 de junho de 2018 às 14:38

O primeiro-ministro maltês anunciou que o navio, que transporta mais de 200 migrantes, foi autorizado a aportar em Malta, onde é esperado ao final do dia.

O primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat, disse hoje que oito países europeus, e não sete como afirmara pouco antes, vão receber migrantes do navio humanitário Lifeline.

1 de 3
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Em conferência de imprensa, Muscat citou inicialmente sete países - Portugal, Bélgica, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, além de Malta - e disse esperar "confirmação de um outro Estado membro", mas, no final, precisou que são oito: os sete já referidos e a Holanda.

O chefe do governo maltês convocou a imprensa para anunciar que o navio, que transporta mais de 200 migrantes, foi autorizado a aportar em Malta, onde é esperado ao final do dia.

"Cada um [dos países] acolherá de acordo com a sua capacidade e não quero dar números agora, porque antes temos de ver as pessoas a bordo, o seu risco e situação. Temos de estudar cada caso e o número de menores desacompanhados", disse.

Muscat acrescentou que o navio será apreendido à chegada a Malta e os migrantes avaliados para determinar quais preenchem as condições para requerer asilo e quais, não preenchendo, serão repatriados.

"Não serão acolhidos aqueles que não cumprirem os requisitos", disse.

O navio, operado pela organização não-governamental alemã Lifeline Mission e de pavilhão holandês, navega há seis dias com 230 migrantes resgatados perto das costas da Líbia, no Mediterrâneo.

O chefe do governo maltês disse ainda que as autoridades vão investigar a legalidade do registo do navio, depois de a Holanda ter negado autorização para ter pavilhão holandês, e a sua acção no mar, incluindo as suspeitas de que terá desligado os dispositivos de posicionamento.

Muscat disse ainda que a situação "foi causada pela decisão do capitão do navio, que agiu contra as regras de direito internacional" e ignorou as ordens da guarda costeira italiana de os colocar sob responsabilidade da guarda costeira líbia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela