Operação Marquês: Relação rejeita afastamento de juiz Carlos Alexandre
A defesa de José Sócrates tinha interposto um requerimento na sequência das entrevistas dadas pelo magistrado
O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou hoje o pedido de afastamento do juiz Carlos Alexandre apresentado pela defesa de José Sócrates, por o considerar "infundado".
O pedido fora interposto devido à entrevista que o juiz deu à SIC, que foi considerada pela defesa do ex-primeiro-ministro como prova de falta de imparcialidade.
"O requerimento de recusa apresentado não demonstra que se verifica motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade subjectiva do juiz", refere o acórdão da Relação.
A defesa de José Sócrates tinha recorrido a várias testemunhas e a artigos de opinião no âmbito do pedido de recusa de Carlos Alexandre, que aconteceu depois de o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal ter dado uma entrevista à SIC. As testemunhas eram Maria de Belém, Alberto Costa, Gabriela Canavilhas e Vitalino Canas.
Os artigos de opinião publicados em vários jornais, eram assinados por Pedro Marques Lopes, Francisco Louçã, Manuel de Magalhães e Silva e Daniel Oliveira.
A acusação de José Sócrates está prevista para o final do ano.
Edições do Dia
Boas leituras!