Secções
Entrar

Nissan corta 9 mil postos de trabalho após quebra nas vendas

Lusa 07 de novembro de 2024 às 10:54

O segundo maior fabricante japonês do setor e membro da aliança com a Renault e a Mitsubishi reviu em baixa as previsões de receitas e lucros operacionais para o exercício financeiro de 2024.

O fabricante automóvel japonês Nissan vai cortar 9.000 postos de trabalho em todo o mundo e reduzir em 20% a capacidade de produção, anunciou a empresa, na sequência de uma quebra nas vendas.

Durante a apresentação dos resultados referentes ao período de abril a setembro, o segundo maior fabricante japonês do setor e membro da aliança com a Renault e a Mitsubishi reviu em baixa as previsões de receitas e lucros operacionais para o exercício financeiro de 2024.

"Confrontada com a gravidade da situação, a Nissan está a tomar medidas urgentes para recuperar o seu desempenho e criar uma empresa mais ágil e resiliente", refere o fabricante japonês, em comunicado.

A Nissan fará esta ampla reestruturação "com o objetivo de se tornar mais forte, mais resistente e adaptável para o futuro", segundo disse o presidente e diretor executivo da empresa, Makoto Uchida, em conferência de imprensa.

Uchida não deu detalhes sobre quais os países ou quando exatamente ocorrerá o corte nos postos de trabalho, afirmando apenas que o nível de produção de cada região onde a empresa está presente será "revisto e analisado".

O responsável da Nissan Motor anunciou ainda que haverá mudanças na liderança da empresa, que ocorrerão nos próximos meses, bem como cortes na remuneração dos seus executivos de topo, fruto dos resultados negativos hoje apresentados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela