Secções
Entrar

Moro promete que o Brasil "não será porto seguro para criminosos"

02 de janeiro de 2019 às 17:05

O novo ministro da Justiça brasileiro declarou que pretende reforçar o combate à droga, à corrupção e aumentar a cooperação internacional.

O novo ministro da Justiça brasileiro, Sergio Moro, garantiu, esta quarta-feira, que o Brasil "não será um porto seguro para criminosos". Moro lembrou ainda que só aceitou este cargo porque achou que teria mais oportunidades para poder ser mais ativo no combate à corrupção.

Durante a cerimónia de tomada de posse da pasta judicial, o juiz brasileiro afirmou que o povo brasileiro "tem o direito de viver sem medo da violência e sem medo de ser vítima de um crime pelo menos nos níveis atualmente existentes". Moro declarou ainda que, enquanto detiver a pasta da Justiça, não haverá medo de investigações influenciadas por "motivos político-partidários".

Moro lembrou que o presidente Jair Bolsonaro o indigitou como ministro da Justiça para livrar o Brasil da impunidade.

O juiz mostrou ainda que continua a defender a prisão de condenados em segunda instância, para acelerar os julgamentos e o cumprimento de pena. "Processo sem fim é justiça nenhuma", defende o juiz.

"Pretende-se deixar mais claro na lei que, no processo criminal, a regra deve ser a da execução da condenação criminal após o julgamento da segunda instância. Esse foi o mais importante avanço institucional dos últimos anos, legado do saudoso ministro Teori Zavascki. Pretendemos honrá-lo e igualmente beneficiar toda a população com uma Justiça célere, consolidando tal avanço de uma maneira mais clara na lei", afirmou o novo ministro.

Luta contra as drogas está a falhar

Sergio Moro afirmou ainda, durante o seu discurso, que os cartéis de droga continuam a ser uma ameaça à democracia, mesmo depois de cinco anos de investigações intensivas contra esta prática.

O novo ministro declarou que vai propor uma ambiciosa lei anti-crime ao Congresso e ainda fortalecer uma área para cooperação internacional na área da justiça, através do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto