Secções
Entrar

Mais de 900 operacionais contra 44 fogos

04 de setembro de 2016 às 13:43

Com fogos em 11 distritos do país, Monchique e Arcos Valdevez são os locais das maiores fogos.

Mais de 900 operacionais estavam às 13:00 de hoje a combater 44 incêndios florestais em 11 distritos do país, estando empenhados 20 meios aéreos, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

A Protecção Civil considera como "ocorrências importantes" dois incêndios que estão a lavrar desde sábado nos concelhos de Arcos de Valdevez (Viana do Castelo) e Monchique (Faro), sendo este último o que mobiliza o maior número de meios.

Segundo a ANPC, 363 operacionais, apoiados por 112 viaturas e oito meios aéreos, estão a combater o incêndio em mato e eucaliptal que deflagrou às 17:08 de sábado.

Com uma frente activa, no fogo estão grupos de reforço de Évora, Beja, Lisboa e da região sul.

No concelho de Arcos de Valdevez, no Parque Natural Peneda Gerês, lavra desde as 18:43 de sábado um incêndio em mato, que às 13:00 de hoje tinha uma frente activa, de acordo com a ANPC.

No local estão 76 operacionais e 24 veículos.

O comandante dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca, Alexandre Vieira, disse à agência Lusa que os trabalhos estão "a correr bem, não há vento e não há casas em perigo", estando a arder floresta com eucalipto e mato.

O comandante estima que durante a tarde de hoje o incêndio esteja dominado, uma vez que está sob controlo.

A Protecção Civil destaca na página como "ocorrências importantes" os fogos com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela