Secções
Entrar

Maduro quer "julgamento histórico" para quem apoia sanções

26 de agosto de 2017 às 08:44

Presidente venezuelano acusa opositores do seu regime de promover medidas tomadas pelos EUA


O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu, na sexta-feira, que sejam submetidos a um "julgamento histórico" os opositores do seu regime, que dentro ou fora do país, tenham promovido sanções económicas dos EUA contra o país.

1 de 5
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

"A Venezuela não se mete com ninguém, para receber estas agressões e ameaças, promovidas por uma direita apátrida. Há que ser bem traidor da pátria para pedir sanções e uma intervenção militar contra o seu próprio país, como a oposição venezuelana faz", disse.

Nicolás Maduro falava no palácio presidencial de Miraflores, numa reunião de trabalho com membros do seu gabinete, durante a qual sublinhou que as sanções contra a principal empresa venezuelana "violam a legalidade internacional, a Carta das Nações Unidas e simplesmente ratificam um caminho imperial de agressão contra a Venezuela".

"Há que iniciar um julgamento, por traição à pátria, a todos os que têm bilhete de identidade venezuelano e pedem que nos bombardeiem. Pedi ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça (Mikel Moreno) e à presidente da Assembleia Constituinte (Delcy Rodríguez) que iniciem um julgamento histórico por traição à pátria a todos os que pediram estas sanções económicas que foram anunciadas hoje", disse.

O Presidente da Venezuela acusou Júlio Borges, líder do Primeiro Justiça (partido opositor) e presidente do parlamento venezuelano (onde a oposição detém a maioria), de ser o principal promotor de ataques económicos e financeiros dos EUA contra a Venezuela.

Segundo o Governo venezuelano, Júlio Borges, reuniu-se, em várias ocasiões, com porta-vozes do governo norte-americano.

A Casa Branca impôs na sexta-feira novas sanções financeiras à Venezuela, entre as quais a proibição de comprar novas obrigações emitidas pelo Estado venezuelano ou pela companhia petrolífera nacional.

"Não ficaremos imóveis perante o desmoronamento da Venezuela", disse a Casa Branca num comunicado que anunciava as sanções.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela