Secções
Entrar

Ligações fluviais da Soflusa entre Lisboa e Barreiro interrompidas das 08:50 às 13:00

23 de junho de 2021 às 09:30

Plenário convocado por organizações sindicais leva a suspensão dos serviços. Terminais ficam encerrados.

O serviço de transporte da Soflusa, que assegura a ligação fluvial entre Lisboa e Barreiro, vai estar interrompido hoje, a partir das 08:50 e até às 13:00, devido a um plenário dos trabalhadores, indicou a empresa.

"Por motivo de realização de plenário convocado por organizações sindicais, representativas dos trabalhadores da Soflusa, prevê-se a interrupção do serviço regular", lê-se num aviso da empresa.

A interrupção do serviço de transporte da Soflusa está prevista na ligação Barreiro (distrito de Setúbal) - Terreiro do Paço (Lisboa), das 08:50 às 12:30, horários que correspondem, respetivamente, à saída do último barco antes da paralisação e do primeiro barco após o plenário dos trabalhadores.

Na ligação Terreiro do Paço -- Barreiro, a interrupção das carreiras fluviais prevê-se entre as 09:15 e as 13:00, informou a Soflusa.

Segundo a empresa, "em caso de paralisação do serviço regular, os terminais são encerrados, nos períodos indicados, por questões de segurança".

Na segunda-feira, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) anunciou que "os trabalhadores da Soflusa/Transtejo reúnem em plenário no próximo dia 23 [quarta-feira], das 10:00 às 12:00, e dia 24 [quinta-feira], das 14:30 às 17:30, respetivamente, com paralisação das carreiras fluviais".

Em comunicado, a Federação adiantou que os plenários dos trabalhadores vão servir para fazer "o balanço das lutas até agora desenvolvidas e como continuar a mobilização pela revisão dos Acordos de Empresa".

No âmbito da paralisação do serviço da Transtejo, prevista para quinta-feira, a empresa avisou sobre os horários de interrupção temporária nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria.

Na ligação Cacilhas (Almada, distrito de Setúbal) - Cais do Sodré (Lisboa), a interrupção deve acontecer a partir das 14:20 até às 17:35, enquanto no sentido contrário, Cais do Sodré -- Cacilhas, a paralisação prevista é das 14:20 às 17:50.

De acordo com o aviso da Transtejo, na ligação Montijo (distrito de Setúbal) - Cais do Sodré, a interrupção temporária do serviço prevê-se das 13:30 às 18:00, mas no sentido contrário, Cais do Sodré -- Montijo, será das 14:00 às 18:00.

Na ligação Seixal (distrito de Setúbal) - Cais do Sodré, a paralisação deve acontecer das 14:00 (hora de saída do último barco) às 17:00 (hora do primeiro barco após a interrupção), enquanto na ligação Cais do Sodré - Seixal será das 13:00 às 17:55, informou a empresa.

Quanto à carreira Trafaria - Porto Brandão (ambas as estações em Almada, distrito de Setúbal) - Belém (Lisboa), o serviço deve ficar suspenso das 13:00 às 18:00, enquanto no sentido oposto será das 13:30 às 18:30, de acordo com o aviso da Transtejo.

Na semana passada, nos dias 16 e 17 de junho, os trabalhadores da TTSL estiveram em greve parcial, de três e duas horas por turno, por a empresa manter a sua posição de "aumento de 0%" nas negociações salariais, depois de uma primeira luta em 20 de maio.

Nesses dois dias, a adesão dos trabalhadores à greve, no período da manhã, rondou os 65%, de acordo com informação da empresa.

A TTSL, que junta as duas empresas de serviço público de transporte fluvial (com uma administração comum), referiu que a adesão na Transtejo foi na ordem dos 60% e na Soflusa rondou os 70% e foram cumpridas as carreiras de serviços mínimos decretadas pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social (CES) para as ligações fluviais do Barreiro e de Cacilhas.

Em 28 de abril, os trabalhadores da TTSL concordaram em fazer "paralisações de três horas" por turno a partir de 20 de maio, caso não houvesse respostas às reivindicações salariais.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela