Secções
Entrar

Jovem dado como culpado de homicídio por ódio de género

04 de novembro de 2017 às 09:10

A vítima usava alternadamente, o seu nome de nascimento Kedarie e o nome feminino "Kandicee" e assumia géneros diferentes.

Um homem foi considerado culpado de homicídio em primeiro grau pela morte a tiro de um adolescente negro de 16 anos, transgénero, num caso que agitou a opinião pública norte-americana e a comunidade LGBT.

Um júri condenou Jorge Sanders-Galvez, de 23 anos, pela morte de Kedarie/Kandicee Johnson, cujo corpo foi encontrado a 2 de Março de 2016 num beco em Burlington, Des Moines, sua terra natal, com um saco de lixo enrolado na cabeça.

O homicídio chocou a pequena cidade do Iowa de 25 mil habitantes e aumentou o receio de que o popular estudante da Burlington High School tivesse sido vítima de um crime de ódio contra as pessoas de género fluído (gender-fluid). O jovem utilizava, alternadamente, o seu nome de nascimento Kedarie e o nome feminino "Kandicee" e assumia géneros diferentes.

No julgamento, que decorreu esta semana, os procuradores referiram que Johnson usava uma banda cor-de-rosa na cabeça quando Sanders-Galvez e o seu primo o viram numa loja. Depois utilizaram o carro para perseguir Johnson até ao beco onde ocorreu o crime.

Sanders-Galvez, um aspirante a rapper, conhecido pela alcunha de "Lumni", declarou em tribunal que não conhecia Johnson e que não o matou. Sanders-Galvez é natural de St. Louis e tinha chegado a Burlington algumas semanas antes.

O seu primo, Jaron Purham, de 25 anos, será julgado mais tarde, Purham tem antecedentes criminais no Missouri após ter resistido à polícia numa detenção no ano passado.

As autoridades encontraram um revólver no veículo de Purham que se provou ter sido a arma do crime.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela