Secções
Entrar

Irregularidades na compra de próteses levam PJ a Santa Maria

30 de outubro de 2015 às 16:24

Inspectores estiveram no gabinete do director do Serviço de Cirurgia Vascular. Ministério da Saúde pediu investigação a 416 processos

A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas no Hospital de Santa Maria, relacionadas com o caso das próteses, confirmou à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, este caso insere-se na investigação da PJ e do Ministério Público sobre fraudes detectadas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A TVI avançou com a notícia que as buscas visaram no gabinete do director do Serviço de Cirurgia Vascular, estando em causa alegadas irregularidades na compra de próteses.

Em Julho, o Ministério da Saúde revelou que enviou para investigação nos últimos três anos 416 processos no âmbito do combate à fraude, que equivalem a um montante superior a 370 milhões de euros.

Segundo os números apresentados, entre Setembro de 2012 e maio de 2015 foram tratados e enviados para investigação 416 processos, num valor total de 372 milhões de euros.

Os 416 processos enviados para investigação entre 2012 e 2015 resultaram da análise sobre 330 prescritores de facturas, 140 prestadores de serviços e dois utentes.

Do total, Polícia Judiciária, Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e Inspecção-geral das Actividades em Saúde levantaram 60 processos.

O ministro da Saúde sublinhou que a fraude na saúde "retira uma quantidade significativa de recursos que podiam ser aplicados na parte assistencial e em mais investimento."

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela