Secções
Entrar

Inflação recua para 9,6% em dezembro

Lusa 11 de janeiro de 2023 às 11:26

A Variação homóloga baixou em dezembro pelo segundo mês consecutivo, indicam os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 9,6% em dezembro de 2022, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais à do mês anterior, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Inflação desce para 9,9% em novembro

"Com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa coincide com o valor da estimativa rápida divulgada a 30 de dezembro", refere o INE.

No último mês de 2022, o indicador de inflação subjacente (IPC excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 7,3%, taxa superior em 0,1 pontos percentuais à registada em novembro e "a mais elevada desde dezembro de 1993".

No ano passado, o IPC registou uma variação média anual de 7,8%, "significativamente acima da variação registada no conjunto do ano 2021 (1,3%)" e "a variação anual mais elevada desde 1992", refere ainda o instituto.

Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação média situou-se em 5,6% em 2022 (0,8% no ano anterior).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela