Secções
Entrar

Inês Sousa Real quer projetar PAN como "o partido ecologista português"

Lusa 20 de maio de 2023 às 13:42

A recandidata à liderança do PAN quer criar uma juventude partidária e um núcleo de imigração para "projetar" aquele coletivo como "o partido ambientalista português".

A recandidata à liderança do PAN, Inês Sousa Real, quer criar um conselho consultivo, uma juventude partidária e um núcleo de imigração para "projetar" aquele coletivo como "o partido ambientalista português".

ESTELA SILVA/Lusa

A apresentar a moção com que se recandidata ao cargo, no IX Congresso do PAN, a decorrer em Matosinhos, distrito do Porto, a deputada única do partido salientou que o país precisa "de um PAN unido pelas causas" e que se apresente como "uma alternativa política", assente nos três pilares do partido, pessoas, animais e natureza.

Inês Sousa Real defendeu a necessidade de haver um "reposicionamento ideológico" do partido no que diz respeito à "economia, a economia verde, a transição energética que deve ocorrer mas também as políticas sociais" porque, defendeu "há um campo politico" em Portugal que "não está claramente ocupado e que o PAN tem a potencialidade de ocupar".

"Fica muito claro nesta candidatura que queremos projetar o PAN como o partido ambientalista português, consolidando a nossa entrada nos European Greens mas também trabalhando para alcançarmos mais conquistas de relevância nestas matérias", apontou a candidata.

Segundo a atual líder do PAN, a moção que lidera está "profundamente ligada com a alteração dos estatutos" do partido e parte de um contexto "muito diferente" do que imaginava: "As prioridades ambientais, de proteção animal ou os avanços ao nível social nos direitos humanos passaram para um plano muito pouco prioritário e até conturbado face ao contexto político dos últimos anos", salientou.

Inês Sousa Real, que considerou que o PAN tem tido uma "postura construtiva" no panorama político e apontou os objetivos da moção que lidera.

Numa candidatura assente em três eixos, "internos, ideológicos e externos", a candidatura da atual líder defende a criação de um conselho consultivo "para que efetivamente todo este valor humano" que tem sido "trabalhado pelo PAN não se perca", um órgão que integrará representantes do PAN e personalidades da sociedade civil.

A criação de uma Juventude partidária é outra das propostas da moção, assim como a "promoção da formação continua", criação de meios de auscultação e debates, apoio às estruturas e "incentivar o debate interno", considerado por Sousa Real como "fundamental para o crescimento" do partido e "posicionamento ideológico do PAN enquanto partido progressista".

A deputada referiu também a criação de um núcleo de imigração como uma das propostas da sua moção, salientando que "o PAN tem sido muito acarinhado nos resultados que tem tido fora da Europa e na Europa" mas que "até hoje nunca existiu uma figura que permitisse a representação na Comissão Política Nacional".

Segundo Inês Sousa Real, a atual politica tem "sido uma política absolutamente devastadora para o ambiente", explicando que por isso a sua candidatura "convoca as causas" do partido para o seu mote "para que assente em três áreas de trabalho" se possa "ampliar a voz e a representação do PAN".

Para o final da apresentação, a candidata lembrou que o PAN é um partido "ecocentrico, um partido animalista, e que respeita profundamente os direitos humanos de todas as pessoas sem exceção" e que é nestas causas que se baseia a sua moção.

"Acreditamos que num sentido de união, mas acima de tudo de integridade das nossas causas, porque os bons resultados não se aferem apenas pelo resultado eleitoral, aferem-se acima de tudo por aquilo que é a capacidade de honrar o voto de confiança que os portugueses têm depositado no PAN", salientou.

O PAN reúne hoje o IX Congresso para eleger uma nova liderança, à qual se candidatam a atual porta-voz, Inês de Sousa Real, e o ex-deputado Nelson Silva, sob o lema "A natureza que nos une".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela