Secções
Entrar

Hugo Soares acusa Carlos César de insultar bancada do PSD

09 de fevereiro de 2018 às 17:47

"O PS é sempre muito rápido a apontar responsabilidades aos outros, mas tarda em reconhecer as suas", lamentou o líder parlamentar do PSD

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, classificou hoje de "insultuosas" para a sua bancada as declarações do homólogo socialista Carlos César, que acusou os sociais-democratas de irresponsabilidade na votação dos órgãos externos.

"O PS é sempre muito rápido a apontar responsabilidades aos outros, mas tarda em reconhecer as suas. Estas declarações do líder parlamentar do PS são insultuosas para o grupo parlamentar do PSD e talvez explique muito daquilo que tem acontecido nestas eleições, em que o PS não consegue eleger as pessoas que indica", afirmou Hugo Soares, em declarações à Lusa.

O parlamento falhou hoje, pela terceira vez, a eleição do seu representante para o Conselho Superior de Segurança Interna: o deputado do PS Fernando Anastácio conseguiu apenas 106 votos, menos do que os dois terços necessários para garantir a eleição, que no caso seriam 133 votos favoráveis. Antes, por duas vezes, o deputado socialista Jorge Lacão já tinha falhado também a eleição para este órgão, feita por voto secreto.

"Ninguém pode garantir ao deputado Carlos César, que se apressou a insultar a bancada do PSD, que não tenham sido deputados do PS a não votarem no nome escolhido, tal como eu não posso garantir que tenham sido os deputados do PSD. Felizmente o voto ainda é secreto", afirmou o líder da bancada do PSD.

Horas antes, o líder parlamentar do PS, Carlos César, tinha acusado o PSD de ter "subido mais um degrau" na irresponsabilidade no parlamento.

"O PSD subiu mais um degrau para o patamar da irresponsabilidade no parlamento. Aguardaremos pela eleição da sua nova direcção para retomar este processo, para o qual é necessário dois terços dos votos, para ver se encontramos alguém no PSD que seja capaz de honrar a sua palavra", afirmou Carlos César, numa declaração enviada à Lusa.

Em 13 de Outubro, PS e PSD enviaram um comunicado conjunto à comunicação social no qual indicavam os candidatos para vários órgãos externos, entre os quais o Conselho Superior de Segurança Interna, a par de outros como o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informação da República, o Provedor de Justiça ou o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, estes entretanto eleitos.

O PSD tem um novo presidente eleito, Rui Rio, desde as eleições directas de 13 de Janeiro, e será empossado no Congresso que se realiza entre 16 e 18 de Fevereiro, em Lisboa.

Sobre a actual liderança parlamentar, no final de Janeiro foi divulgado um comunicado depois de uma reunião entre Rui Rio e Hugo Soares, no qual se expressava concordância entre ambos de que a direcção da bancada na Assembleia da República deveria manter-se "na plenitude das suas funções" até ao Congresso, "remetendo-se apenas para essa altura a necessária análise política da questão".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela