Secções
Entrar

Hotelaria lamenta decisão do Reino Unido e alerta para impactos

04 de junho de 2021 às 18:50

A Associação da Hotelaria de Portugal defende que a exclusão de Portugal da "lista verde" do Reino Unido vai "prejudicar gravemente" o setor do turismo e da hotelaria. Além disso, não se conforma com o motivo dado pelos britânicos, referindo que a questão da saúde pública não serve como justificação para esta decisão".

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) lamentou esta sexta-feira a decisão do Governo britânico de retirar Portugal da "lista verde", classificando-a como incompreensível, e alertou para os impactos da exclusão para o setor do Turismo.

"A decisão do Governo britânico de retirar Portugal da lista verde é uma péssima notícia, que não se compreende", defendeu, em comunicado, o presidente da AHP, Raul Martins.

Para a associação, apesar do número de casos de infeção por covid-19 ter subido, Portugal está abaixo dos "parâmetros mínimos" exigidos pela União Europeia para viagens turísticas, acrescentando que o número de infetados pela variante nepalesa é reduzido.

"Seguramente a questão da saúde pública não serve como justificação para esta decisão", vincou.

A decisão, anunciada na quinta-feira e que entra em vigor às 04:00 de 08 de junho, volta a obrigar os cidadãos que regressem de Portugal a cumprir quarentena de dez dias no regresso.

A AHP disse ainda que a exclusão de Portugal da "lista verde" do Reino Unido vai "prejudicar gravemente" o setor do Turismo e a operação hoteleira.

"Esta decisão irá comprometer seriamente toda a operação de verão porque, recordo, os britânicos são o nosso principal mercado e as unidades hoteleiras, particularmente no Algarve e na Madeira, começaram a registar cancelamentos massivos", concluiu Raul Martins.

O Governo britânico justificou a descida de Portugal para a 'lista amarela' com "a taxa de positividade" que "quase duplicou desde a última revisão em Portugal" e com "uma espécie de mutação do Nepal", da variante detetada em território indiano, explicou o ministro dos Transportes, Grant Shapps.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela