Secções
Entrar

Hamilton pode sagrar-se tricampeão mundial de Fórmula 1

22 de outubro de 2015 às 10:31

Precisa apenas de ganhar nove pontos a Vettel e dois a Rosberg nas quatro provas até ao final da época

O britânico Lewis Hamilton pode sagrar-se no domingo tricampeão mundial de Formula 1, na 16.ª etapa, que se irá realizar no Circuito das Américas, nos Estados Unidos, precisando para isso de ganhar nove pontos a Sebastian Vettel.

Com quatro corridas ainda por disputar (100 pontos), o piloto da Mercedes, grande dominador da época de 2015, ao vencer nove das 15 provas já realizadas, segue actualmente com 302 pontos, 66 de vantagem sobre o alemão da Ferrari Sebastian Vettel (236) e 73 sobre o companheiro de equipa alemão Nico Rosberg.

Por isso, para chegar a um terceiro título mundial e igualar o número de triunfos de figuras como o compatriota Jackie Stewart, os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, ou o austríaco Niki Lauda, Hamilton precisa apenas de, nas quatro provas até ao final da época, ganhar nove pontos a Vettel e dois a Rosberg.

Como nenhum dos ainda possíveis campeões (Vettel e Rosberg), mesmo vencendo as quatro provas de 2015, pode igualar os nove triunfos de Hamilton (ambos somariam sete), o britânico tem já garantida a vantagem em caso de um empate pontual.

Vencedor da corrida americana em 2013 e 2014, os 25 pontos de uma nova vitória no Circuito das Américas seriam o melhor 'atalho' para a consagração de Hamilton, uma vez que caso Vettel não fizesse melhor do que o terceiro lugar, que vale 15 pontos, conseguiria desde logo o título.

Mas nem só a vitória serve ao britânico. Hamilton também festejará caso termine no segundo posto, tendo para isso que esperar que Vettel não vá além do sexto posto. Caso termine em terceiro, o tricampeonato será apenas viabilizado com um 8.º posto (ou pior) de Vettel, que valeriam ao alemão quatro pontos.

O título é ainda possível no caso de Hamilton terminar em quarto e amealhar os respetivos 12 pontos, tendo para isso que esperar que o alemão não vá além do nono posto, que dá direito a dois pontos, podendo também cantar vitória caso termine em quinto (10 pontos) e Vettel seja nono (1 ponto).

Quanto a Rosberg, terceiro classificado do campeonato, a única opção que lhe poderá ainda fazer sonhar com uma improvável conquista do título é terminar à frente de Hamilton. A excepção a essa obrigatoriedade é em caso de Hamilton terminar em nono e Rosberg em 10.º, situação que apenas faria Hamilton ganhar um ponto ao companheiro de equipa.

A 16.ª das 19 provas do Mundial está marcada para 25 de Outubro nos Estados Unidos, ficando por disputar os Grandes Prémios do México, do Brasil e de Abu Dhabi. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela