Grupo Germano de Sousa diz que ataque não comprometeu dados dos doentes
"A nossa equipa de cibersegurança está em estreita articulação com todas as autoridades competentes", adianta fonte do laboratório de análises.
O grupo Germano de Sousa, que foi hoje alvo de um ataque informático, afirmou "não existir qualquer evidência" de que os dados dos doentes tenham sido comprometidos, adiantando que está a colaborar com as autoridades competentes.
"A nossa equipa de cibersegurança está em estreita articulação com todas as autoridades competentes, nomeadamente, a Polícia Judiciária, a CNPD [Comissão Nacional de Proteção de Dados] e o Centro Nacional de Cibersegurança", adianta em comunicado o grupo detentor de uma rede de laboratórios de análises clínicas espalhadas pelo país.
Segundo o grupo Germano de Sousa, o ciberataque, ocorrido na madrugada de hoje, foi "deliberado e criminoso com o objetivo de causar danos e perturbações à sua atividade e aos seus doentes", mas "não existe qualquer evidência" de que os dados dos seus doentes tenham sido comprometidos.
Afirma ainda no mesmo comunicado que "monitoriza continuamente a segurança da sua infraestrutura e dos seus sistemas de informação", tendo detetado de imediato o ataque informático.
"Foram tomadas medidas técnicas de contenção de forma a garantir a proteção de todos os sistemas", refere, acrescentando que estão a trabalhar para que a atividade retome a normalidade o mais breve possível.
Edições do Dia
Boas leituras!