Secções
Entrar

Grande Oriente Lusitano aprova entrada de mulheres na organização

Lusa 11 de dezembro de 2023 às 16:08

Caberá ao parlamento maçónico (Grande Dieta) decidir o modo como esse processo se irá realizar, revela grão-mestre do GOL, Fernando Cabecinha.

A maioria das lojas do Grande Oriente Lusitano (GOL) aprovou a entrada de mulheres e agora caberá ao parlamento maçónico (Grande Dieta) decidir o modo como esse processo se irá realizar, anunciou hoje o grão-mestre da organização.

António Pedro Santos/LUSA

Em entrevista à agência Lusa, Fernando Cabecinha explicou que, nos últimos meses, as 103 lojas que compõem a obediência maçónica mais antiga de Portugal foram ouvidas sobre a iniciação de mulheres e a maioria aprovou a sua entrada.

"Posso dizer que neste momento há uma vontade maioritária do povo maçónico no sentido de que o GOL seja uma obediência" onde trabalham "lojas masculinas, femininas ou mistas", afirmou Fernando Cabecinha, reconhecendo que a "questão da iniciação das mulheres ao Grande Oriente Lusitano é um processo muito delicado" porque exige vários procedimentos e pode obrigar à alteração da constituição maçónica.

O tema foi trazido pelo grão-mestre, que tomou posse há dois anos, respondendo a uma discussão interna, com vários elementos a reclamarem a modernização da organização.

Trata-se de "uma decisão que competiria ao povo maçónico: ele foi ouvido no âmbito das lojas e agora vai ser ouvido na Grande Dieta, que é uma espécie de parlamento que nós aqui temos", com uma média de dois representantes por loja.

Agora, disse Fernando Cabecinha, "caberá a esse órgão (...) definir qual é o caminho, quando, como e em que condições esse processo se deverá desenvolver".

O grão-mestre ficaria agradado se o processo ficasse concluído antes do final do seu mandato: "Eu gostaria que sim, mas não está nas minhas mãos".

A "única coisa que eu disse ao povo maçónico é que seja qual for a decisão que a Grande Dieta venha a tomar, desde que seja de forma inequívoca, eu a ratificarei", acrescentou.

Um dos pontos de honra do grão-mestre é não entrar em choque com a maçonaria feminina portuguesa, quando o GOL começar a aceitar mulheres no seu seio. "Temos um tratado [de amizade] que vamos cumprir na íntegra", mas "não há competitividade nem há competição entre as obediências" maçónicas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela