Secções
Entrar

Governo português recorda "compromisso com a paz" de Peres

28 de setembro de 2016 às 10:31

Augusto Santos Silva, o ministro dos Negócios Estrangeiros, exprimiu as suas condolências ao povo, governo e presidente de Israel

O Governo português considerou hoje que o ex-Presidente de Israel Shimon Peres será recordado "pelo seu compromisso com a paz no Médio Oriente, construída numa solução política e histórica duradoura", que é a coexistência dos Estados israelita e palestiniano.

O Nobel da Paz Shimon Peres, que morreu hoje aos 93 anos, "vai ser recordado pelo seu compromisso com a paz no Médio Oriente, construída numa solução política e histórica duradoura", disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, que transmitiu "as mais sentidas condolências" ao povo, ao Governo e ao Presidente israelitas.

O chefe da diplomacia portuguesa disse esperar que "o choque" causado pelo desaparecimento do antigo líder israelita "possa ser uma chamada de atenção para todos e para as responsabilidades de todos na construção do diálogo político necessário para que a solução dos dois Estados possa ser finalmente implantada".

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu hoje, por volta das 3 horas (1 hora em Lisboa).

Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de Setembro e encontrava-se hospitalizado desde então.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela