Secções
Entrar

GNR aconselha a não utilização da A1 a 12 e 13 de Maio

26 de abril de 2017 às 15:08

O comandante do Destacamento de Tomar da GNR apresentou algumas alternativas

O comandante do Destacamento de Tomar da GNR lançou esta quarta-feira um apelo aos cidadãos que se deslocam a Fátima a 12 e 13 de Maio para evitarem a utilização da autoestrada 1 (A1).

"Aconselhamos, a quem se dirija a 12 e 13 de Maio [a Fátima], que evite a A1", frisou o comandante do Destacamento de Tomar da GNR, Carlos Canatário, elencando como alternativas a autoestrada 23 (A23), a autoestrada 13 (A13) e o itinerário complementar 9 (IC9).

"Todas as pessoas que venham de qualquer quadrante têm a possibilidade de utilizar estes itinerários alternativos", acedendo depois a estradas nacionais para Fátima, explanou.

Carlos Canatário frisou a necessidade de as pessoas "prepararem bem a viagem e escolherem os itinerários recomendados pelas autoridades" para que a aproximação "a Fátima seja o mais fluida possível".

"Quem está habituado a vir há 20 anos a Fátima" tem de verificar "a informação e ver se o local para estacionar ou o percurso é o melhor para aceder a Fátima", referiu o comandante do destacamento de Tomar, que falava à comunicação social durante a apresentação da sala de controlo do Posto Territorial de Fátima, que concentra o comando da operação de segurança e centraliza a sua informação, nomeadamente as imagens dos sistemas de videovigilância instalados em Fátima.

Durante a apresentação, Carlos Canatário vincou também que a 12 e 13 de Maio "é possível aceder à cidade de Fátima", havendo apenas a interdição de circulação na área da Cova da Iria, delimitada pelas avenidas Beato Nuno e a Papa João XXIII, vias que ligam as duas grandes rotundas da cidade (Norte e Sul).

"Durante todo o tempo da operação é possível aceder a este itinerário de viatura", sendo que poderá haver "interdições temporárias" para descongestionar o trânsito em alguns locais.

No entanto, sublinhou, "é possível aceder a Fátima e ao perímetro externo da Cova da Iria".

As interdições para o interior da Cova da Iria vão estar em vigor entre as 9h de 12 de Maio e as 18h de dia 13, os dois dias em que papa Francisco visita Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela