Secções
Entrar

Glaciares estão a derreter a um ritmo mais acentuado

Lusa 20 de fevereiro de 2025 às 07:44

Em média, perdem-se cerca de 273 mil milhões de toneladas de gelo todos os anos, o equivalente à utilização de água pela população mundial durante 30 anos.

O ritmo a que os glaciares estão a derreter acelerou na última década, revelou quarta-feira um novo estudo, segundo o qual este fenómeno, que alimenta uma subida do nível do mar, poderá ser mais rápido que o esperado.

Rob Suisted - http://naturespic.com/via REUTERS

Os glaciares, que funcionam como importantes reguladores climáticos e fornecem água doce a milhares de milhões de pessoas, estão a derreter rapidamente à medida que as temperaturas globais aumentam devido à atividade humana.

Numa avaliação inédita, uma equipa internacional descobriu um aumento acentuado no degelo, com cerca de 36% mais gelo perdido entre 2012 e 2023 do que entre 2000 e 2011.

Em média, perdem-se cerca de 273 mil milhões de toneladas de gelo todos os anos, o equivalente à utilização de água pela população mundial durante 30 anos.

Os resultados são "chocantes", mas não totalmente surpreendentes, dado o aquecimento global em curso, disse Michael Zemp, da Universidade de Zurique, co-autor do estudo publicado na Nature.

Os glaciares mundiais perderam cerca de 5% do seu volume desde o início do século, com grandes disparidades regionais: de -2% na Antártida a -40% nos Alpes.

As regiões com glaciares mais pequenos estão a perdê-los a um ritmo mais rápido e muitos "não sobreviverão neste século", segundo Michael Zemp.

O trabalho -- coordenado pelo Serviço Mundial de Monitorização de Glaciares (WGMS, na sigla em inglês), pela Universidade de Edimburgo e pelo grupo de pesquisa Earthwave -- reuniu medições de campo e de satélite para estabelecer um "ponto de comparação".

De acordo com Michael Zemp, que dirige o WGMS, o estudo sugere que os glaciares estão a encolher a um ritmo mais rápido do que o esperado no último relatório do IPCC, os especialistas em clima mandatados pela ONU.

"Estamos, portanto, perante uma subida do nível do mar maior do que o esperado até ao final do século", disse o responsável à AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela