Furacão Ophelia já se afastou dos Açores
Os meios mobilizados para fazer face ao furacão Ophelia foram desmobilizados depois da passagem da tempestade
O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, Carlos Neves, anunciou ontem a desmobilização dos meios depois da passagem do furacão Ophelia.
"De facto, dado o evoluir da situação, que se prevê vá melhorar ao longo da noite, esperamos ainda no grupo oriental alguma precipitação e rajadas de vento cuja intensidade não deverá provocar danos, vamos começar gradualmente a desmobilizar os meios", o que teve início pela 01h00 (mais uma hora em Lisboa), afirmou o tenente-coronel Carlos Neves.
O responsável assegurou, contudo, que ficarão de prevenção "os meios necessários para acorrer a alguma eventualidade".
O mau tempo provocado pela tempestade afectou mais de 800 passageiros da companhia aérea açoriana SATA que cancelou ligações entre várias ilhas e com o exterior do arquipélago. Mas, segundo a transportadora, a situação será regularizada ainda hoje.
A aproximação do furacão Ophelia levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir vários avisos meteorológicos.
Para o grupo oriental, ilhas de São Miguel e Santa Maria, foi decretado aviso amarelo para precipitação e agitação marítima até às 06h00 locais
Estas duas ilhas mantiveram-se sob aviso laranja para vento também até às 06h00, com vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas que poderão ultrapassar os 100 quilómetros/hora, em especial na ilha de Santa Maria, passando depois daquela hora a amarelo até às 12h00.
Edições do Dia
Boas leituras!