Secções
Entrar

Furacão Ophelia já se afastou dos Açores

15 de outubro de 2017 às 08:49

Os meios mobilizados para fazer face ao furacão Ophelia foram desmobilizados depois da passagem da tempestade

O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, Carlos Neves, anunciou ontem a desmobilização dos meios depois da passagem do furacão Ophelia.

"De facto, dado o evoluir da situação, que se prevê vá melhorar ao longo da noite, esperamos ainda no grupo oriental alguma precipitação e rajadas de vento cuja intensidade não deverá provocar danos, vamos começar gradualmente a desmobilizar os meios", o que teve início pela 01h00 (mais uma hora em Lisboa), afirmou o tenente-coronel Carlos Neves.

O responsável assegurou, contudo, que ficarão de prevenção "os meios necessários para acorrer a alguma eventualidade".

O mau tempo provocado pela tempestade afectou mais de 800 passageiros da companhia aérea açoriana SATA que cancelou ligações entre várias ilhas e com o exterior do arquipélago. Mas, segundo a transportadora, a situação será regularizada ainda hoje. 

A aproximação do furacão Ophelia levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir vários avisos meteorológicos.

Para o grupo oriental, ilhas de São Miguel e Santa Maria, foi decretado aviso amarelo para precipitação e agitação marítima até às 06h00 locais

Estas duas ilhas mantiveram-se sob aviso laranja para vento também até às 06h00, com vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas que poderão ultrapassar os 100 quilómetros/hora, em especial na ilha de Santa Maria, passando depois daquela hora a amarelo até às 12h00.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela