Secções
Entrar

França prolonga funcionamento de reatores nucleares com mais de 40 anos

25 de fevereiro de 2021 às 09:11

Os reatores franceses mais antigos podem continuar a funcionar até ao fim da presente década e dos anos 2030. 

A Autoridade de Segurança Nuclear francesa criou esta quinta-feira condições para prolongar o funcionamento dos mais antigos reatores de França, com 40 a 50 anos, envolvendo o operador EDF, que realizará trabalhos de melhoria da segurança das instalações. 

A entidade que regula a energia nuclear no país publicou a decisão, que já era esperada, sobre os 32 reatores de 900 megawatt (MW), os mais antigos de França que se encontram em funcionamento, na maioria, desde o início da década de 1980.

A Autoridade de Segurança Nuclear (ASN) fixou as condições para que as instalações possam continuar a funcionar após o "quarto exame periódico" que se verifica em cada década.

Sendo assim os reatores franceses com mais de 40 anos podem continuar a funcionar até ao fim da presente década e dos anos 2030. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela