Secções

Festival de Sintra faz 50 anos

19 de abril de 2015 às 13:00

Evento decorre de 9 de Maio a 7 de Junho e vai ser dedicado ao Romantismo

Um recital do pianista Nelson Freire vai abrir a 50.ª edição do Festival de Sintra, que decorre de 9 de Maio a 7 de Junho. Dedicado ao Romantismo, o evento deste ano homenageia a Marquesa de Cadaval.

 

"Profundamente envolvida no mecenato e no mundo musical, Olga Nicolis di Robilant, Marquesa de Cadaval", que dirigiu a antiga Sociedade de Concertos fundada pelo pianista e compositor Vianna da Motta, "foi uma grande impulsionadora da carreira de jovens músicos que, mais tarde, viriam a tornar-se nomes sonantes do panorama musical", indicou a organização, na apresentação do festival, no Palácio de Queluz.

 

Nelson Freire, que venceu o concurso internacional Vianna da Motta, em 1964, e foi um dos jovens talentos apoiados pela Marquesa de Cadaval, no início da carreira internacional, vai inaugurar, por isso, no dia 9 de maio, a 50.ª edição do festival, com um recital no Centro Cultural Olga Cadaval, assinalando também os 70 anos do pianista.

 

No dia 10 de maio o festival mostrará os "Jovens Talentos", nomes emergentes da música clássica como Varvara Kutusova, de 11 anos, e Alexander Malofeev, de 13 anos, adiantou o director artístico do Festival de Sintra, o pianista Adriano Jordão. "Pensei que seria bonito fazer aquilo que a senhora Marquesa fazia, que era promover os talentos mais jovens", afirmou.

 

No segundo fim-de-semana, a 15 de maio, irá realizar-se um recital de música de câmara, pelo duo do violinista francês Frédéric Pelassy e do pianista de origem marroquina Ghizlane Hamadi, no Palácio Nacional de Sintra.

 

Nos dias seguintes, o Trio Aetemus e o Quarteto de Moscovo apresentam-se na Quinta da Piedade, da condessa Teresa Schonbordn, neta da Marquesa de Cadaval.

 

O Trio Aetemus é composto por músicos europeus, oriundos da Arménia, Polónia e Reino Unido, que se cruzaram em Portugal, ocupando posições nas orquestras Sinfónica Portuguesa e Gulbenkian, entre outras formações, e o Quarteto de Moscovo, criado em 1989, é o "quarteto residente" de Cascais, e reúne músicos de origem russa, fixados em Portugal, e o violetista e compositor português Alexandre Delgado. 

 

De 22 a 24 de Maio, sob o tema "piano romântico", os músicos Anna Pavlova, Jeffrey Swann e Anastasyia Naplekova revisitam obras de alguns dos mais reconhecidos compositores da música de tradição europeia, do final do século XVIII e do século XIX, como Shubert, Liszt, Chopin, Haydn e Tchaikovsky, entre outros.

 

A organização aponta como "momento alto" desta edição, o fim-de-semana dedicado à Marquesa de Cadaval, com dois concertos no Palácio Nacional de Sintra.

 

O primeiro realiza-se no dia 29 de Maio, com a participação do Quarteto Lopes-Graça com a pianista Olga Prats; o segundo, no dia 31 de Maio, sob o lema "Evocações", que congrega "obras queridas da Marquesa", de compositores como Monteverdi, Vivaldi, Rossini, Mendelssohn e Brahms, atravessando quase toda a história da música, desde o barroco inicial.

 

Neste fim-de-semana de homenagem realiza-se ainda o "Ausências", um recital com a pianista Carla Seixas e declamação de poesia pelos actores Leonor Seixas e Paulo Pires.

 

A fechar a edição, realiza-se o Concerto Comemorativo dos 40 anos do Conservatório de Música de Sintra, no Palácio Nacional de Queluz, a 5 de Junho, e o concerto de encerramento, dia 6, no Largo Fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz, com a Banda Sinfónica da GNR e o Coro Lisboa Cantat.

 

À excepção deste último concerto de encerramento, que será de entrada livre, todos os outros terão um custo de €10, sendo que o valor reverte para o novo espaço do Conservatório de Música de Sintra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela