Secções

Félix Mula vence 11.ª edição do Prémio NOVO BANCO Photo

30 de junho de 2016 às 20:11

Fotógrafo moçambicano venceu prémio no valor de 40 mil euros. Anúncio foi feito no Museu Colecção Berardo

O fotógrafo moçambicano Félix Mula é o vencedor da 11.ª edição do Prémio NOVO BANCO Photo, no valor de 40 mil euros, foi hoje anunciado pela organização, no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.

Concorriam ao prémio, com obras inéditas, além de Félix Mula, os artistas Mónica de Miranda (Angola) e Pauliana Pimentel (Portugal).

Os três artistas têm as obras estão em exposição desde 18 de Maio, no Museu Berardo, instalado no CCB, onde ficarão até 2 de Outubro.

Trata-se do galardão com valor mais elevado no campo das artes visuais, em Portugal, organizado pelo Museu Colecção Berardo - instalado no CCB -, em parceria com o Novo Banco.

O prémio mantém a filosofia da selecção de artistas de nacionalidade portuguesa e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

No ano passado, a artista portuguesa Ângela Ferreira foi a vencedora do Prémio Novo Banco Photo, com a exposiçãoA Tendency to Forget, sobre a temática do colonialismo.

Helena Almeida foi a vencedora da primeira edição, em 2004, José Luís Neto venceu em 2005, Daniel Blaufuks, em 2006, Miguel Soares, em 2007, Edgar Martins, em 2008, Filipa César, em 2009, Manuela Marques, em 2011, Mauro Pinto, em 2012, Pedro Motta, em 2013, e Letícia Ramos, em 2014.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela