Secções
Entrar

Europeus unânimes contra regresso da Rússia ao G-7

08 de junho de 2018 às 19:21

França Itália, Alemanha e Reino Unido chegaram a acordo para manifestar a sua recusa de um regresso da Rússia ao grupo internacional, sugerido por Trump.


1 de 6
Donald Trump, presidente dos EUA
Foto: Reuters
charlottesville virgínia EUA Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump anuncia guerra na Síria

França, Itália, Alemanha e Reino Unido, os quatro países europeus presentes no G7, chegaram hoje a acordo para manifestar a sua recusa de um regresso da Rússia ao grupo internacional, sugerido algumas horas antes por Donald Trump.

Emmanuel Macron, Angela Merkel, Theresa May e Giuseppe Conte, reunidos pouco antes do início da cimeira no Canadá e por iniciativa do Presidente francês, consideraram que "a posição europeia não é um regresso da Rússia", recordaram a "vigilância do G7" face a Moscovo, mas também admitiram "a possibilidade de estabelecer o diálogo", uma concessão feita aos italianos, de acordo com conselheiros de Macron citados pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

Pouco antes desta reunião, o recém-designado primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte tinha afirmado na rede social Twitter ser favorável ao regresso da Rússia ao grupo.

A Rússia foi expulsa do grupo em março de 2014, após a anexação da Crimeia. Para além dos quatro países europeus, o G7 integra os Estados Unidos, Canadá e Japão.

A União Europeia também se faz representar neste conclave que reúne as sete economias mais industrializadas do mundo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela