Secções
Entrar

Dinheiro do IVAucher pode começar a ser usado a partir de hoje

01 de outubro de 2021 às 13:11

De acordo com os dados do Ministério das Finanças, entre 1 de junho e 31 de agosto, os consumidores acumularam 82 milhões de euros nos consumos efetuados nos referidos setores.

Os consumidores que nos meses de junho, julho e agosto associaram o NIF nas faturas de restaurantes, alojamento, livros ou eventos culturais, podem começar a partir de hoje a descontar o saldo acumulado no âmbito do programa IVAucher.

Depois de três meses de acumulação e de um (setembro) para verificação e apuramento do saldo, os consumidores dispõem agora de três meses, entre 01 de outubro e 31 de dezembro para usar aquele saldo, descontando-o em compras nos setores da restauração, alojamento e cultura.

De acordo com os dados do Ministério das Finanças, entre 01 de junho e 31 de agosto, os consumidores acumularam 82 milhões de euros nos consumos efetuados nos referidos setores.

Nestes últimos três meses do ano, o saldo acumulado por cada contribuinte poderá ser usado para pagar até 50% de uma nova compra, tal como prevê o programa IVAucher.

Para este efeito, o contribuinte apenas terá de efetuar o pagamento com o seu cartão bancário, recebendo depois na sua conta (até um máximo de dois dias úteis) o valor correspondente até 50% da compra efetuada.

Para poderem utilizar o saldo IVaucher, os consumidores têm de aderir ao programa bastando para tal associar o seu NIF.

De referir que caso o saldo não seja utilizado (na totalidade ou parcialmente) o valor remanescente será canalizado para a dedução por exigência de fatura.

Recorde-se que os contribuintes podem deduzir 15% dos IVA suportado em gastos realizados em salões de beleza e cabeleireiros, restauração, alojamento, reparação de carros e de motos, ginásios ou veterinários, até ao limite de 250 euros.

Para facilitar o processo e ajudar os consumidores a perceber onde podem usar o saldo, os comerciantes aderentes ao programa terão um selo IVAucher.

A adesão dos comerciantes ao IVAucher também foi simplificada, sendo apenas necessário que no site www.ivaucher.pt registem o seu NIF e o número de identificação dos seus terminais de pagamento (TPA).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela