Secções
Entrar

Decisão do processo Operação Aquiles adiada para 4 de junho

07 de maio de 2021 às 11:22

Juíza revelou ter alterado a qualificação jurídica dos crimes de cinco arguidos.

O acórdão do processo operação Aquiles foi hoje adiado para 4 de junho, depois de o tribunal ter alterado a qualificação jurídica dos crimes de cinco arguidos, incluindo o denunciante António Benvinda, a quem foi imputada adesão a associação criminosa.

A presidente do coletivo de juízes informou os advogados de que alterou a qualificação jurídica quanto aos crimes de António Benvinda, o denunciante dos dois ex-elementos da Polícia Judiciária Dias Santos e Ricardo Macedo, e que está agora num programa de proteção de testemunhas que passou a responder por tráfico de droga agravado na forma tentada e adesão a associação criminosa no processo sobre tráfico de droga, associação criminosa e corrupção em que o Ministério Público pediu penas de prisão para 21 dos 27 arguidos, incluindo os dois ex-elementos da PJ.

O Ministério Público tinha pedido uma pena atenuada para António Benvinda, alegando que este colaborou com a justiça.


Os outros quatro arguidos viram alterados os crimes de corrupção ativa para tráfico de influências.

Os dois antigos investigadores da Polícia Judiciária, Carlos Dias Santos e Ricardo Macedo, estão acusados por tráfico de droga, associação criminosa e corrupção com vista ao tráfico e corrupção passiva para prática de ato ilícito.

As defesas têm agora 15 dias para se pronunciarem sobre a alteração jurídica.

Segundo a acusação, em outubro de 2006 a PJ já dispunha de informações que evidenciavam "fortes suspeitas" de ligações de Carlos Dias Santos a uma rede de traficantes de droga colombiana.

Para o MP, Dias Santos e Ricardo Macedo, além de darem informações às organizações criminosas que protegiam, através dos contactos com os pretensos informadores, por vezes recebiam informações das mesmas organizações sobre o tráfico desenvolvido por organizações concorrentes.

O denunciante António Benvinda chegou a trabalhar como agente encoberto da PJ na área do combate ao tráfico de droga.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela