Secções
Entrar

Cristiano Ronaldo e a busca pela glória na eterna juventude

10 de julho de 2018 às 18:11

Nove anos depois de ter trocado Manchester por Madrid a troco de 94 milhões de euros, Cristiano Ronaldo inscreve de novo o seu nome no 'top-10' das transferências mais caras de sempre.

Cristiano Ronaldo decidiu mudar tudo - clube, cidade, país, cultura e até estilo de futebol - para que tudo fique na mesma na sua carreira, ou seja, para continuar a disputar o estatuto de melhor futebolista do mundo.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Primeiro, conquistou Inglaterra e o mundo a partir do Manchester United, em seis épocas de crescimento e afirmação (2002-2009). Depois, encantou Espanha (e o mundo) ao serviço do Real Madrid em nove temporadas de recordes e consagração (2009-2018). Agora, chega à Juventus com a ambição de sempre e a determinação de provar que pode ser o número um em mais um país.

Nove anos depois de ter trocado Manchester por Madrid a troco de 94 milhões de euros, Cristiano Ronaldo inscreve de novo o seu nome no 'top-10' das transferências mais caras de sempre, agora por mais de 100 milhões de euros, um valor nunca alcançado por um jogador com mais de 30 anos.

Em Turim tem à sua espera uma equipa com 'ADN' de campeão, com sete campeonatos consecutivos, além das recentes finais na Liga dos Campeões. Uma formação que viu partir o icónico guarda-redes Gianluigi Buffon, mas que tem estrelas do calibre de Dybala, Chiellini ou Douglas Costa, e adeptos que já o aplaudiram como rival no memorável golo de pontapé de bicicleta pelos 'merengues' na última época.

Com 33 anos, a maioria dos jogadores já entrou na recta descendente da sua trajectória profissional. Contudo, o capitão da selecção portuguesa não é como a maioria e vê em Itália - país onde muitos craques jogam quase até aos 40 ao mais alto nível - um desafio para adiar por mais algumas épocas o ocaso e aumentar a sua vasta colecção de títulos.

As cinco Bolas de Ouro, outras tantas Ligas dos Campeões e até um Campeonato da Europa por Portugal no currículo evidenciam que Ronaldo já ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar. O título maior no seu horizonte é ser capaz de mostrar que consegue vencer tudo novamente num cenário diferente, longe dos holofotes mediáticos do Real Madrid.

A transferência só agora foi oficializada, mas a saída fez-se anunciar de forma bombástica: pela boca do próprio, ainda no relvado, instantes depois de ajudar o Real a ganhar a 13.ª 'Champions'.

Longe vão os tempos em que 20 bolas e um conjunto de equipamentos o levaram do Andorinha, o clube dos primeiros passos onde o seu pai era roupeiro, para o Nacional, no Funchal, cidade que o viu nascer em 5 de Fevereiro de 1985.

Também estão muito distantes os 25 mil euros que o Sporting pagou em 1997 aos alvinegros por um miúdo de apenas 12 anos e que rendeu mais de 15 milhões quando saiu em 2003, após um jogo de sonho contra o Manchester United.

Em Old Trafford cresceu sob a orientação de Alex Ferguson, que começou a lapidar o diamante até o brilho ofuscar o planeta futebolístico. Já em Madrid, tornou-se o melhor marcador da história do clube mais titulado do futebol europeu, com 451 golos. Feitos conseguidos sem receio da pressão ou concessões sobre a sua frontalidade ou o seu profissionalismo.

Juventus deriva do latim 'iuventus' e significa juventude. A juventude que Cristiano Ronaldo já não tem no bilhete de identidade, mas que persegue avidamente com ambição e capacidade de trabalho sem reservas. Assim, a promessa que se fez craque e o homem que se fez pai e profissional exemplar volta a sair da zona de conforto para conquistar o mundo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela