Secções
Entrar

Coreia do Norte continua a desenvolver o seu programa nuclear

06 de setembro de 2019 às 13:51

Relatório da ONU concluiu que apesar das sanções e do acordo estabelecido com os EUA, a Coreia do Norte segue com o seu programa de armas nucleares.

A Coreia do Norte segue com o seu programa de armas nucleares apesar das sanções, conclui um relatório da ONU, publicado após os recentes testes de mísseis norte-coreanos, cuja importância foi subestimada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O regime norte-coreano decretou em 2018 uma moratória aos testes nucleares e ao lançamento de mísseis de longo alcance. Também anunciou o encerramento do local de testes nucleares de Punggye-ri.

Entretanto, de acordo com o relatório divulgado hoje pelas Nações Unidas, Pyongyang não interrompeu o desenvolvimento de ogivas nucleares.

"O programa nuclear da República Popular Democrática da Coreia continua, apesar da falta de testes nucleares e do encerramento do local de testes nucleares de Punggye-ri", indicou um painel de especialistas da ONU num relatório que abrange o período de fevereiro a agosto.

A Coreia do Norte mantêm em funcionamento o complexo de enriquecimento de urânio de Yongbyon, disse ainda a mesma fonte.

O futuro deste complexo foi um dos pontos controversos da segunda cimeira entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e Donald Trump, que resultou num grande fracasso em fevereiro, em Hanói.

As negociações bilaterais entre Washington e Pyongyang ficaram, então, num impasse.

Os dois líderes reuniram-se novamente em junho na fronteira da Zona Desmilitarizada (DMZ), que separa as duas Coreias desde o final da guerra (1950-53).

A reunião resultou na decisão de retomar as negociações, entretanto, estas não foram reiniciados desde então.

O Presidente dos Estados Unidos costuma sublinhar que a ausência, desde 2017, de testes nucleares e lançamento de mísseis de longo alcance é um de seus sucessos diplomáticos.

Nas últimas semanas, Pyongyang realizou uma série de testes de mísseis de curto alcance para expressar a sua insatisfação com as manobras militares conjuntas conduzidas por forças sul-coreanas e norte-americanas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela