Secções
Entrar

COP26: Reduzir emissões sem deixar combustíveis fósseis soa a oco

11 de novembro de 2021 às 18:37

António Guterres considerou que "os anúncios em Glasgow são encorajadores, mas estão longe de ser suficientes".

As promessas de redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) para limitar o aquecimento global "soam a oco" enquanto o mundo não deixar os combustíveis fósseis, disse hoje o secretário-geral da ONU.

Falando na cimeira da ONU sobre o clima, que decorre em Glasgow, António Guterres disse: "As promessas soam ocas quando a indústria das energias fósseis continua a receber triliões de subvenções (...) ou quando os países continuam a construir centrais a carvão".

António Guterres reconheceu ainda assim que tem havido "anúncios encorajadores" em Glasgow, desde o início da conferência.

"Os anúncios aqui em Glasgow são encorajadores, mas estão longe de ser suficientes", insistiu, acrescentando que a diferença entre as reduções de emissões a que os Estados se comprometeram e o que é necessário para limitar o aquecimento a +1,5°C continua a ser "uma ameaça esmagadora".

António Guterres insistiu que todos devem estar na luta conta as alterações climáticas, porque é uma responsabilidade de todos.

"Cada país, cada cidade, cada empresa, cada instituição financeira deve reduzir radicalmente, de forma credível e verificável as suas emissões, e descarbonizar os seus trabalhos, começando agora mesmo", disse, instando os Estados a intensificarem a sua ambição de reduzir as emissões.

Mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos reúnem-se até sexta-feira em Glasgow, na Escócia, na 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

A COP26 decorre seis anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura média global do planeta a entre 1,5 e 2 graus celsius acima dos valores da época pré-industrial.

Apesar dos compromissos assumidos, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020, mesmo com a desaceleração económica provocada pela pandemia de covid-19, segundo a ONU, que estima que, ao atual ritmo de emissões, as temperaturas serão no final do século superiores em 2,7 ºC.

FP // HB

Lusa/fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela