Secções
Entrar

Centros de experimentação "nascem" em Lisboa, Leiria e Aveiro

30 de janeiro de 2017 às 16:53

Os primeiros I-Experience 4.0 Centers vão abrir na seda de Siemens, em Alfragide, Lisboa, no Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade de Aveiro

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, lançou esta segunda-feira um conjunto de 60 medidas da iniciativa Indústria 4.0 - Economia Digital, que vai envolver 50 mil empresas e prevê mais de dois mil milhões de euros de investimento nos próximos anos.

 

Segundo o governante explicou à Lusa, estas medidas incluem formação e capacitação de recursos humanos, de cooperação tecnológica, de adaptação legal e normativa, "medidas de amplo espectro que o que pretendem é fazer com que haja uma aceleração dos processos de digitalização de indústria". O objectivo é que "Portugal chegue à Indústria 4.0, a esta revolução que está já acontecer, que chegue no pelotão da frente e não que chegue como chegou noutras revoluções industriais, atrasado, e que perca este comboio", salientou Manuel Caldeira Cabral.

 

A Siemens é uma das empresas que vai criar centros tecnológicos cujo objectivo é apoiar o desenvolvimento de projectos destinados à indústria. Segundo a empresa, os primeiros I-Experience 4.0 Centers vão abrir na seda de Siemens, em Alfragide, Lisboa, no Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade de Aveiro. "A intenção é melhor preparar o capital humano português para os desafios colocados pela digitalização, potenciando o desenvolvimento de projectos inovadores, disponibilizando, para tal, tecnologia de ponta" explicou em comunicado a empresa que se uniu a outras duas empresas nacionais – a CADflow e a BEEVERVYCREATIVE. Às melhores ideias, a empresa pretende disponibilizar coaching ou até apoio financeiro.

"O nosso objectivo é ajudar na formação de todos aqueles que queiram participar connosco na transformação da indústria e dotá-los de todas as ferramentas necessárias para ajudarem o País a dar este importante salto tecnológico", reforçou o director para a indústria da Siemens Portugal, António Mira.

No lançamento do programa, em Leiria, o primeiro-ministro, António Costa, defendeu que Portugal tem de surfar a onda da revolução digital sem hesitações, porque é a primeira grande oportunidade do País estar na crista de uma nova revolução industrial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela