Secções
Entrar

Cavaco Silva: paz é decisiva para o desenvolvimento de Moçambique

16 de julho de 2015 às 16:12

O Presidente da República português declarou esta quinta-feira, no Palácio de Belém, uma vontade de reforçar a cooperação com Moçambique

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, elogiou esta quinta-feira o desenvolvimento económico e social de Moçambique e sublinhou que Portugal quer estar na "linha da frente" da cooperação com o país.

 

"Queremos estar na linha da frente, queremos ser parceiros relevantes nesta aposta que o senhor Presidente [de Moçambique] está a fazer visando acima de tudo a melhoria do bem-estar dos moçambicanos", vincou o chefe de Estado português.

 

Cavaco Silva falava no Palácio de Belém após ter-se reunido com o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, em visita de Estado a Portugal.

 

Para o Presidente da República, o tempo da visita do seu homólogo moçambicano é "muito particular", numa altura em que passam 40 anos de independência do país, e este momento "diz muito também a Portugal, não apenas a Moçambique".

 

"É forte a vontade das duas partes de reforçarem a cooperação em todos os domínios", vincou Cavaco Silva, que destacou o papel das empresas portuguesas no país e a confiança das mesmas "no futuro da economia de Moçambique".

 

"Sabemos bem que a estabilidade política e que a paz são decisivas para o desenvolvimento económico e social de Moçambique", advogou o Presidente da República, reconhecendo todavia que é possível "fazer mais ainda" na cooperação entre os dois países, nomeadamente a nível de investimentos e comércio.

 

E acrescentou, dirigindo-se a Filipe Nyusi: "Pode contar connosco para trabalharmos em conjunto tirando partido dos laços de amizade, história e língua, para contribuir ainda mais para o desenvolvimento económico e social de Moçambique".

 

Cavaco Silva destacou também a "visão comum" entre os dois Estados na necessidade de haver uma "consolidação da ordem institucional na Guiné-Bissau".

 

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, iniciou hoje formalmente uma visita de Estado a Portugal, a convite do seu homólogo português Aníbal Cavaco Silva.

 

Esta visita é a primeira que o chefe de Estado moçambicano, empossado a 15 de Janeiro, realiza fora do continente africano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela