Secções
Entrar

Caso gémeas. Relatório da comissão de inquérito deve ser debatido em plenário amanhã

Lusa 18 de março de 2025 às 21:01

Rui Paulo Sousa disse que foi "pedido ao presidente da Assembleia da República a possibilidade de o relatório ser apresentado em plenário" esta quarta-feira.

O relatório com as conclusões da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas com um dos medicamentos mais caros do mundo deverá ser apresentado e debatido na quarta-feira em plenário, o último da legislatura.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O presidente da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas, Rui Paulo Sousa (Chega), disse que foi "pedido ao presidente da Assembleia da República a possibilidade de o relatório ser apresentado em plenário".

Caso haja consenso na conferência de líderes, que se reúne na quarta-feira de manhã, a apresentação e discussão do relatório será incluída na agenda do plenário de quarta-feira à tarde, último dia dos trabalhos, já que a dissolução do parlamento será decretada na quinta-feira.

O "plenário é o sítio normal" para essa discussão, disse Rui Paulo Sousa, defendendo que, havendo esta "oportunidade real" de ainda o poder fazer antes da dissolução do parlamento, os deputados não a poderiam desperdiçar.

Caberá ao deputado do PSD António Rodrigues apresentar o relatório ao plenário, depois de a deputada do Chega Cristina Rodrigues ter renunciado por o relatório que propôs ter sido chumbado.

No final dos trabalhos da comissão de inquérito, os partidos deixaram uma mensagem em jeito de despedida, agradecendo o trabalho e "a isenção" do presidente da comissão, bem como o trabalho da deputada relatora, dos serviços, assessores e jornalistas que acompanharam os 10 meses de trabalho.

Rui Paulo Sousa agradeceu as palavras dos deputados, dizendo ter sido "um prazer e uma satisfação trabalhar com todos", que manifestaram um "empenho e colaboração total" que permitiu "sempre manter o nível bastante elevado", apesar de a comissão ter passado "por algumas dificuldades, desde pareceres sobre os trabalhos, processos colocados".

A comissão de inquérito ao caso das gémeas tratadas no Hospital de Santa Maria com um dos medicamentos mais caros do mundo rejeitou hoje o relatório preliminar elaborado pela relatora, Cristina Rodrigues (Chega) e aprovou propostas de alteração apresentadas por PSD/CDS-PP, PS e PAN.

No último plenário desta legislatura está previsto o debate preparatório do Conselho Europeu, com a presença do primeiro-ministro. O PCP anunciou hoje que pediu o agendamento, também para quarta-feira, de um debate de urgência na Assembleia da República sobre "habitação e emergência social.

A Assembleia da República será dissolvida na quinta-feira na sequência da crise política que levou o Presidente da República a marcar eleições legislativas antecipadas para o dia 18 de maio. Após a dissolução, reúne-se a Comissão Permanente.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela