Secções
Entrar

Carlos, o Chacal, deverá ser condenado a terceira pena de prisão perpétua

27 de março de 2017 às 14:19

Carlos, o Chacal, a cumprir duas sentenças de prisão perpétua, deverá ser condenado a uma terceira por um ataque à bomba em Paris em 1974

Carlos, o Chacal, a cumprir duas sentenças de prisão perpétua, deverá ser condenado a uma terceira pena semelhante por autoria de um ataque à bomba em Paris em 1974, indicou hoje um procurador do Ministério Público francês.

O revolucionário venezuelano, cujo nome verdadeiro é Ilich Ramirez Sanchez, nega ter lançado a granada de mão numa loja em Paris, que matou duas pessoas e feriu 34 em 15 de Setembro de 1974.

Remi Crossom, procurador do Ministério Público francês, afirmou hoje, de acordo com a agência France-Presse, que "todas as provas recolhidas na investigação apontam para ele".

Ao longo das duas semanas de julgamento, cuja sentença deve ser conhecida esta terça-feira, Carlos, actualmente com 67 anos, alegou que não deveria ser chamado a testemunhar contra si próprio.

Disse também que, enquanto "oficial da resistência palestiniana" - em nome de quem levou a cabo uma tomada de reféns de ministros da OPEP, na sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, em Viena, em 1975 - enfrentava a ameaça de morte, caso divulgasse informação operacional.

Pressionado pelo juiz presidente do julgamento, François Sottet, o réu afirmou a certa altura: "talvez tivesse sido eu, mas não há provas disso".

O fugitivo mais procurado em todo o mundo nos anos 1970 e início dos anos 1980 está preso em França desde a sua detenção na capital do Sudão, Cartum, em 1994, pela polícia de elite francesa.

Encontra-se a cumprir prisão perpétua pela morte de dois polícias em Paris em 1975 e uma segunda pena semelhante pelo homicídio de um ex-camarada revolucionário que o traiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela