Secções
Entrar

Brasil não protege crianças e adolescentes que fogem da Venezuela

05 de dezembro de 2019 às 09:34

"As autoridades brasileiras não estão a proteger adequadamente as centenas de crianças e adolescentes desacompanhados", acusa a Human Rights Watch.

A organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) acusou hoje as autoridades brasileiras de estarem a falhar na proteção de crianças e adolescentes que fogem sozinhos da Venezuela.

"As autoridades brasileiras não estão a proteger adequadamente as centenas de crianças e adolescentes desacompanhados venezuelanos que fogem para o Brasil", pode ler-se no comunicado.

Entre 01 de maio e 21 de novembro, 529 crianças e adolescentes venezuelanos desacompanhados atravessaram a fronteira e chegaram ao estado de Roraima, indicou a ONG, que atribui as informações à Defensoria Pública da União (DPU) brasileira.

A HRW salientou que quase 90% têm entre 13 e 17 anos e que viajaram sozinhos ou com um adulto que não é seu parente ou responsável legal.

"O número total é provavelmente maior, pois algumas crianças e adolescentes podem não passar pelo posto de fronteira onde os defensores públicos da União conduzem as entrevistas. Não existe um sistema para monitorizar e ajudar as crianças e adolescentes desacompanhados após a entrevista de entrada", acrescentou.

Na mesma nota, um responsável da HRW no Brasil, César Munoz, alertou que "a emergência humanitária está a levar crianças e adolescentes a partirem sozinhos da Venezuela, muitos procurando comida ou serviços de saúde".

"Ainda que as autoridades brasileiras estejam a fazer um grande esforço para acolher as centenas de venezuelanos que chegam ao Brasil a cada dia, não estão a dar a essas crianças e adolescentes a proteção urgente que precisam", notou.

Estas acabam a viver nas ruas, "onde ficam particularmente vulneráveis a abusos ou ao recrutamento por fações criminosas", concluiu a ONG, na mesma nota.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela