Secções
Entrar

Bloco critica horários irregulares do Centro de Saúde de Ovar

28 de agosto de 2019 às 15:19

BE afirma que "a consulta aberta existente no Centro de Saúde de Ovar tem funcionado de forma intermitente, registando-se vários dias em que a mesma não consegue ser assegurada".

A coordenação distrital de Aveiro do BE criticou hoje os horários irregulares da consulta aberta e do serviço de radiologia do Centro de Saúde de Ovar, o que atribui a "dificuldades em assegurar o funcionamento" dessas valências.

Em comunicado, o Bloco de Esquerda afirma que "a consulta aberta existente no Centro de Saúde de Ovar tem funcionado de forma intermitente, registando-se vários dias em que a mesma não consegue ser assegurada e fica encerrada" - o que, desde final de 2018, acontece "em especial às sextas-feiras".

Se, desde meados de 2018, as falhas de pessoal se verificavam em média dois dias por mês, em 2019 a situação tem-se agravado, com a consulta aberta a apresentar-se encerrada quatro a cinco dias por mês, "sempre à sexta-feira".

Segundo o BE, situação idêntica verifica-se também com o serviço de radiologia dessa unidade de saúde, que desde 16 de agosto deixou de funcionar no período "das 17:30 às 24:00" e assim se manterá até à próxima sexta-feira.

"Esta decisão vai ao arrepio do que é o discurso que tantas vezes se ouve sobre a necessidade de aumentar a resolutividade dos cuidados de saúde primários, dotando-os de maior capacidade de resposta, nomeadamente no que toca a meios complementares de diagnóstico", alerta o BE.

A coordenação distrital do partido já questionou o Governo sobre o assunto, solicitando que o Ministério da Saúde revele "que medidas imediatas serão tomadas para garantir o pleno funcionamento da consulta aberta e do serviço de radiologia no Centro de Saúde de Ovar".

Para o BE, é "muito preocupante" que nessa unidade de saúde "se esteja a desinvestir na consulta aberta e na capacidade de resposta em determinados exames", sobretudo tendo em conta que o Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, está sem seu serviço de urgência desde 2007.

"A inexistência no Centro de Saúde de uma consulta aberta para casos agudos obriga os utentes a deslocarem-se até Santa Maria da Feira ou Aveiro, sobrelotando os serviços de urgência dos respetivos hospitais", nota o partido.

Contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde do Centro não deu resposta ao pedido de esclarecimentos sobre o assunto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela