Secções
Entrar

Bispo José Ornelas assume diocese de Leiria-Fátima em 13 de março

28 de janeiro de 2022 às 12:12

O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai substituir o cardeal António Marto à frente da diocese de Leiria-Fátima.

O bispo José Ornelas, hoje nomeado novo bispo da diocese de Leiria-Fátima, anunciou que assumirá o novo cargo no dia 13 de março, continuando até essa data nas funções de administrador diocesano em Setúbal.

O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que vai substituir o cardeal António Marto à frente da diocese de Leiria-Fátima, em mensagem dirigida aos fiéis de Setúbal afirma sentir "um misto de sentimentos contrastantes, que não é fácil de exprimir", mas que resume "em duas atitudes, de Jesus e de Maria" e na sua disponibilidade para fazer o que Deus lhes pediu.

"Foi procurando assumir essa disponibilidade que cheguei a Setúbal, há seis anos, e é com a mesma atitude que agora parto para Leiria-Fátima", escreve José Ornelas na mensagem.

"Levarei sempre comigo a memória agradecida do vosso acolhimento, participação e apoio. Aqui, convosco, aprendi a ser Bispo, embora com muitas deficiências, erros e falhas, de que vos peço perdão e que procurarei melhorar. Não nego que a partida me causa tristeza, não por mim, mas pelos projetos que estavam a surgir ou esperando melhores condições para serem lançados. Ficam nas mãos de Deus e confiados ao vosso discernimento e do próximo Bispo", acrescenta o prelado, sublinhando, no entanto: "Não me considero indispensável ou insubstituível, e muito menos com direito ao que quer que seja".

Na mesma mensagem, José Ornelas dirige-se, também, aos fiéis da sua nova diocese, sublinhando que o liga "uma grata amizade fraterna, nascida à sombra do Evangelho e no serviço da Igreja", ao cardeal António Marto.

"Assumo com gratidão e como desafio a herança de pastor que ele me deixa, no seguimento de outros dedicados bispos, de quem D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva [bispo emérito de Leiria-Fátima, antecessor de António Marto na diocese] é testemunha, felizmente presente na Diocese", acrescenta o presidente da CEP.

Depois, diretamente para os fiéis e clero da diocese de Leiria-Fátima, exorta a que, juntos, procurem "escutar o chamamento de Deus a toda a Igreja, convocada para um caminho sinodal de escuta, comunhão participada e missão".

José Ornelas deixa ainda uma palavra ao reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, e "a quantos com ele servem este local especial de referência para a Igreja e o mundo".

"Quando comecei o meu ministério episcopal em Setúbal, percorri a Diocese com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima que aqui estava de visita. Ela foi a minha primeira guia na missão que Deus me confiava. Agora, peço-lhe que me acompanhe nesta nova missão em Leiria-Fátima", escreve o bispo nomeado.

"Aprendamos a ser uma Igreja cuidadora de todos, especialmente dos mais pequenos e frágeis como ela fez com os pastorinhos, aos quais se revelou, consolou, fortaleceu e deu esperança, para vencerem inúmeras dificuldades, como a pandemia, a doença, a guerra e a própria morte", apelou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela