Secções
Entrar

Bayern Munique é o primeiro tetracampeão germânico

07 de maio de 2016 às 19:53

Dois golos de Lewandowski, no triunfo por 2-1 sobre o Ingolstadt, confirmaram o quarto título consecutivo dos bávaros

O Bayern Munique tornou-se este sábado a primeira equipa a conquistar quatro títulos consecutivos na Alemanha, ao impor-se por 2-1 no estádio do Ingolstadt, em jogo da 33.ª e penúltima jornada do campeonato.

O avançado polaco Robert Lewandowski teve uma contribuição muito relevante para o 26.º título conquistado pelo Bayern: esta tarde "bisou" e aumentou para 29 o número de golos na prova, que devem ser suficientes para conquistar pela segunda vez o troféu destinado ao melhor marcador.

Lewandowski inaugurou o marcador aos 15 minutos, através de uma grande penalidade, aumentando a vantagem dos visitantes aos 32', de pouco valendo o golo de Mortitz Hartmann para o Ingolstadt, aos 42', também na transformação de um castigo máximo.

O treinador espanhol Pep Guardiola, de "malas aviadas" para o Manchester City, despede-se de Munique com três troféus de campeão alemão em três épocas, mas sem um único na Liga dos Campeões, tendo sido eliminado sempre por espanhóis nas meias-finais da principal prova europeia de clubes.

Com 77 golos marcados e apenas 16 sofridos, o Bayern Munique venceu 27 dos 33 jogos disputados até agora na competição, tendo empatado quatro e perdido apenas dois, evidenciando uma supremacia que lhe poderia ter permitido sagrar-se campeão ainda com maior antecedência.

Mesmo tendo perdido este sábado por 1-0 no recinto do Eintracht Frankfurt, o Borussia Dortmund teve o mérito de se constituir como a única equipa que manteve em guarda o cada vez mais "crónico" campeão germânico, pois o Bayer Leverkusen, terceiro classificado, está já a 28 pontos de distância.

O golo solitário de Stefan Aigner, aos 14 minutos, impôs a primeira derrota na Liga ao Dortmund em 2016 e permitiu à equipa de Frankfurt deixar a zona de despromoção, por troca com o Werder Bremen, que empatou 0-0 na deslocação a Colónia e caiu para a 16.ª posição, a primeira abaixo da "linha de água".

Em pior situação está o histórico Estugarda, que parece condenado a acompanhar o lanterna-vermelha e há muito despromovido Hannover, depois de hoje sido derrotado por 3-1 em casa pelo Mainz, que ainda sonha com a qualificação para a Liga dos Campeões.

O Mainz subiu ao quinto lugar, a três pontos do Borussia Mönchengladbach, que bateu o Leverkusen por 2-1, e em igualdade pontual com Hertha Berlim e Schalke 04, sexto e sétimo colocados, que "marcaram passo" nesta ronda.

O Hertha de Berlim perdeu por 2-1 com o Darmstadt e o Schalke 04 empatou 1-1 com o Augsburgo.

Vieirinha foi o único jogador português em acção na 33.ª jornada do campeonato alemão, tendo sido totalista na vitória por 1-0 do Wolfsburgo no reduto do Hamburgo, consumada com um golo do brasileiro Luiz Gustavo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela