Secções
Entrar

Atenção à chuva forte no Natal. Há risco de inundações e deslizamentos de terras

Lusa 23 de dezembro de 2022 às 17:41

Proteção Civil apela à adoção de comportamentos adequados e à preparação das zonas que podem ser mais afetadas pelas cheias.

A chuva vai regressar no fim de semana de Natal ao Norte e Centro do continente, sobretudo aos distritos de Viana do Castelo e Braga, que estarão sob aviso laranja para precipitação durante a consoada, segundo o IPMA.

A meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do MAR e da Atmosfera (IPMA) destacou que a precipitação poderá ser "pontualmente forte e persistente nas regiões do Minho e Douro Litoral" a partir da manhã de sábado e até ao final da manhã de domingo.

"Devido à situação de precipitação forte nas regiões do Minho e Douro Litoral foram emitidos avisos de precipitação para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real, aviso esse que terá início às 09:00 de dia 24 e irá terminar às 12:00 de dia 25. Os distritos de Viana do Castelo e Braga temporariamente têm aviso laranja [o segundo mais grave] de precipitação entre o final da tarde de dia 24 e as 03:00 de dia 25. Portanto, espera-se que este seja o período mais crítico nestes dois distritos, onde a precipitação irá ocorrer com mais intensidade neste período de final de tarde e início de noite", afirmou.

O vento soprará temporariamente com alguma intensidade nas regiões do litoral oeste, com rajadas até 65 quilómetros por hora, e nas terras altas com rajadas até 80 quilómetros por hora, mas começará a diminuir de intensidade a partir do início da tarde de domingo, dia 25, acrescentou.

"Outra situação que pode ocorrer neste fim de semana será algumas neblinas e nevoeiros matinais um pouco por todo o país, mas principalmente nas regiões do interior, o que acaba por reduzir a visibilidade nas estradas", disse.

Segundo a meteorologista, não são esperadas variações significativas em relação a temperaturas.

De acordo com o IPMA, entre as 18:00 de sábado, véspera de Natal, e as 12:00 de domingo, estarão sob aviso amarelo (o terceiro mais grave) para precipitação os distritos do Porto e Vila Real.

Em Viana do Castelo e em Braga, o aviso para precipitação será de nível laranja entre as 18:00 de sábado e as 03:00 de domingo, mas amarelo entre as 09:00 e as 18:00 de sábado e as 03:00 e as 12:00 de domingo.

Porto, Viana do Castelo e Braga estarão também sob aviso amarelo para vento forte, com rajadas até 75 quilómetros hora, entre as 00:00 e as 03:00 de domingo.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Coimbra estarão ainda sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 06:00 de domingo para agitação marítima com ondas de sudoeste com quatro metros.

Quanto a temperaturas, no sábado as máximas irão variar entre os 18º previstos para Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Aveiro e os 9º previstos para a Guarda.

As temperaturas mínimas previstas estarão entre os 15º para Aveiro e os 8º na Guarda e em Bragança.

Proteção Civil avisa para risco de inundações e deslizamentos de terras
A Proteção Civil alertou hoje para possíveis inundações e deslizamentos de terras face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de chuva, vento forte e agitação marítima para os próximos dias.

Segundo uma nota da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o agravamento das condições meteorológicas pode ainda dar origem a cheias (devido ao transbordo de rios e ribeiras), arrastamento para as estradas de objetos e estruturas móveis por causa do vento e a formação de lençóis de água que condicionem a circulação rodoviária.

"A ANEPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações", pode ler-se no aviso.

Nesse sentido, a Proteção Civil apela à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e à fixação de estruturas suspensas ou amovíveis, além de uma maior precaução na circulação junto a áreas arborizadas e zonas ribeirinhas.

É também recomendada a adoção de uma condução mais defensiva e que não se pratiquem atividades ligadas ao mar, nomeadamente pesca, desportos náuticos ou passeios à beira-mar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela