Secções
Entrar

OE2024: Alargada gratuitidade do passe sub23 a estudantes do ensino profissional

Lusa 27 de novembro de 2023 às 16:58

Proposta foi aprovada com os votos contra da IL, a abstenção do PSD e votos a favor dos restantes partidos.

Os deputados aprovaram hoje uma proposta de alteração ao OE2024 do PAN que alarga a gratuitidade do passe sub23 aos jovens entre 18 e 23 anos de idade matriculados em cursos do ensino profissional.

A proposta foi aprovada com os votos contra da IL, a abstenção do PSD e votos a favor dos restantes partidos, nas votações na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

"Durante o ano de 2024, no âmbito da gratuitidade do "Passe sub23@superior.tp" o Governo, em articulação com as autoridades de transportes de cada área metropolitana e comunidade intermunicipal, tendo em vista a criação de incentivos à utilização de transportes público pelos jovens, adopta as diligências e alterações legislativas necessárias a assegurar a inclusão no âmbito de tal gratuitidade de todos os utentes com idade compreendida entre os 18 e os 23 anos, inclusive, aqueles que estejam matriculados em curso de formação profissional, e não apenas os que conduzam à obtenção de licenciatura", prevê a proposta do PAN.

Para o PAN, a gratuitidade do passe sub23 nos termos propostos pelo Governo "revela-se insuficiente, já que se aplicará apenas aos jovens estudantes do ensino superior e politécnico, deixando de fora os jovens trabalhadores com idade até aos 23 anos e os jovens que frequentam cursos profissionais que não conduzam à obtenção de licenciatura".

A proposta de Orçamento do Estado determinava o alargamento da gratuitidade dos passes para estudantes até aos 23 anos, uma medida com um impacto orçamental de 126 milhões de euros para abranger os estudantes do ensino básico e secundário (passe 4_18) e do ensino superior (passe sub23).

O PAN viu também aprovada uma proposta de alteração ao OE2024 sobre centros de recuperação de animais selvagens.

"Em 2024, o Governo garante uma linha de investimento adicional para os centros de recuperação de animais selvagens", define a proposta.

Segundo a iniciativa, na linha de investimento adicional "é destinada uma verba específica para a adaptação dos serviços e espaços para o tratamento e alojamento de animais de espécies não autóctones".

Também foi aprovada, por unanimidade, uma proposta do PAN para que o Governo proceda em 2024 à criação de um programa extraordinário de proteção do lobo ibérico.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela