Secções
Entrar

Ucrânia: Governos da União Europeia chegam a acordo para fixar limite ao petróleo russo

Lusa 03 de fevereiro de 2023 às 19:58

Trata-se de um "acordo importante que faz parte da resposta contínua da União Europeia e dos seus parceiros à guerra de agressão russa contra a Ucrânia", adiantaram.

Os governos da União Europeia chegaram esta sexta-feira a acordo para fixar limites ao preço do petróleo russo, segundo adiantou a presidência sueca do Conselho da União Europeia noTwitter.

Henrik Montgomery/TT News Agency via REUTERS

"Os embaixadores da UE aprovaram hoje o limite de preços dos produtos petrolíferos" russos "antes da aprovação final pelo Conselho Europeu", escreveram os responsáveis suecos no Twitter. Trata-se de um "acordo importante que faz parte da resposta contínua da União Europeia e dos seus parceiros à guerra de agressão russa contra a Ucrânia", adiantaram.

A presidência sueca não detalhou os limites máximos de preços contidos no acordo. Mais informações são esperadas ao final da noite de sexta-feira, segundo a agência AFP.

O limite máximo não afeta as compras do bloco comunitário, que a partir deste domingo proíbe todas as importações de derivados de petróleo da Rússia, explicou a agência Efe, mas impede os operadores europeus de transportarem e assegurarem estes produtos se forem vendidos a um preço superior ao limite máximo fixo.

"Temos de continuar a negar à Rússia os meios para financiar a sua guerra contra a Ucrânia. A proibição da UE de importar produtos petrolíferos entra em vigor no domingo. Com o G7 estamos a limitar o preço destes produtos, reduzindo as receitas da Rússia e garantindo mercados globais de energia estáveis", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter.

O embargo europeu aos produtos refinados russos "irá desequilibrar ainda mais os mercados internacionais de energia", alertou hoje o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, garantindo que Moscovo "toma medidas" para proteger os seus interesses.

Seguindo as pisadas dos Estados Unidos e do Canadá, a UE já proibiu quase todas as entregas de petróleo russo transportado por via marítima no seu solo desde 5 de dezembro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela