Irão abateu presumível mentor dos atentados
O Irão anunciou hoje ter matado o presumível mentor do duplo atentado de quarta-feira, na capital, Teerão, que fez 17 mortos, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo extremista Estado Islâmico
O Irão anunciou hoje ter matado o presumível mentor do duplo atentado de quarta-feira, na capital, Teerão, que fez 17 mortos, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Segundo a agência de notícias iraniana IRNA, que cita o ministro da Informação, Mahmoud Alavi, o suspeito deixou o Irão com destino a um país vizinho na sequência dos ataques, mas "foi enviado para o inferno" pelos agentes dos serviços de informações iranianos.
Teerão foi palco na quarta-feira de atentados sem precedentes, que fizeram 17 mortos e cerca de meia centena de feridos, perpetrados contra dois lugares altamente simbólicos: o mausoléu doayatollah Khomeini, fundador da República Islâmica, e o parlamento.
O Irão indicou que os atacantes, que se fizeram explodir ou foram abatidos pelas forças de segurança, combateram nas fileiras do auto-proclamado Estado Islâmico na Síria e no vizinho Iraque.
Na sequência do duplo atentado na capital, as autoridades iranianas efectuaram dezenas de detenções.
Os funerais das vítimas foram acompanhados por milhares de pessoas.
Edições do Dia
Boas leituras!