Irão abateu presumível mentor dos atentados
O Irão anunciou hoje ter matado o presumível mentor do duplo atentado de quarta-feira, na capital, Teerão, que fez 17 mortos, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo extremista Estado Islâmico
O Irão anunciou hoje ter matado o presumível mentor do duplo atentado de quarta-feira, na capital, Teerão, que fez 17 mortos, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Segundo a agência de notícias iraniana IRNA, que cita o ministro da Informação, Mahmoud Alavi, o suspeito deixou o Irão com destino a um país vizinho na sequência dos ataques, mas "foi enviado para o inferno" pelos agentes dos serviços de informações iranianos.
Teerão foi palco na quarta-feira de atentados sem precedentes, que fizeram 17 mortos e cerca de meia centena de feridos, perpetrados contra dois lugares altamente simbólicos: o mausoléu doayatollah Khomeini, fundador da República Islâmica, e o parlamento.
O Irão indicou que os atacantes, que se fizeram explodir ou foram abatidos pelas forças de segurança, combateram nas fileiras do auto-proclamado Estado Islâmico na Síria e no vizinho Iraque.
Na sequência do duplo atentado na capital, as autoridades iranianas efectuaram dezenas de detenções.
Os funerais das vítimas foram acompanhados por milhares de pessoas.