
As polémicas e obsessões da rainha Letizia
É obcecada com a imagem, controladora das filhas, tem uma relação tensa com a sogra e um inimigo declarado, que lhe “arranjou” um amante e afirma que a irmã lhe doou óvulos.
É obcecada com a imagem, controladora das filhas, tem uma relação tensa com a sogra e um inimigo declarado, que lhe “arranjou” um amante e afirma que a irmã lhe doou óvulos.
Uma equipa de investigadores do Reino Unido e dos Estados Unidos criaram o primeiro embrião sintético a partir de células estaminais, sem precisar de óvulos ou espermatozoides.
Ana Rita Marques, 38 anos, fez três doações de óvulos que já deram origem a quatro gravidezes. Dois bebés pertencem à mesma família. Ainda não é mãe, e talvez já não venha a ser. E não considera que o que fez tenha alguma coisa a ver com paternidade.
Conselho Nacional alerta que os centros de tratamento de PMA tiveram de encerrar durante a pandemia e "não conseguiram recuperar as listas de espera". Dádivas de óvulos e espermatozoides também reduziram drasticamente.
É uma hipótese para quem quer ter filhos mais tarde, mas atenção: não é garantido que resulte numa gravidez. Há cada vez mais mulheres a congelar os seus óvulos, mas os números ainda são residuais. E muitas não sabem que à medida que a idade avança, as probabilidades de o tratamento ter sucesso diminuem.
Desde janeiro, até agora, “realizaram consulta 19 candidatas a dadoras de ovócitos e foram admitidas nove”. Já quanto aos dadores masculinos, “realizaram consulta 11 candidatos a dadores de espermatozoides e foram admitidos sete”.
Mulher francesa de 34 anos teve cancro da mama e decidiu congelar sete dos seus óvulos. É a primeira vez que uma gravidez em doentes de cancro tem sucesso com a utilização de óvulos sujeitos a este processo.
Sete óvulos foram fertilizados artificialmente das últimas duas fêmeas de rinoceronte branco no mundo, revivendo a esperança de salvar os animais em vias de extinção.
Doadoras "comuns" recebem 1300 euros por doação e há jovens que trocam os óvulos por um telemóvel novo.
Denúncia feita pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida.
Existem 437 pedidos de espermatozoides e 295 pedidos de óvulos em lista de espera para procriação medicamente assistida, devido à falta de dadores.
Valores da compensação são pagos pelas clínicas privadas, onde são feitas as doações, ou pelo Estado, no caso de o ato ser realizado em hospitais públicos.
As mulheres que doem óvulos podem receber até 870 euros. Apresentada campanha "Dá Vida à Esperança".
Aberta uma nova porta para a proteção da fertilidade de crianças e jovens com cancro.
Os cientistas tornaram assim possível o desenvolvimento do óvulo humano fora do ovário.
Avanço pode contribuir para melhorar tratamentos de fertilidade.