
Países Baixos vão ter eleições antecipadas em 29 de outubro
As eleições foram espoletadas pela saída repentina da força política liderada por Geert Wilders de uma frágil coligação governamental, alegando desentendimentos sobre o tema da imigração.
As eleições foram espoletadas pela saída repentina da força política liderada por Geert Wilders de uma frágil coligação governamental, alegando desentendimentos sobre o tema da imigração.
Nasceu na cidade de Venlo, cresceu numa família católica e fundou o Partido da Liberdade (PVV), em 2006. Tem 60 anos, defende políticas anti-imigração e descreve o Islão como "uma ideologia de uma cultura atrasada".
"Gostaria de um governo de direita. Menos asilo e imigração. Neerlandeses primeiro", escreveu Wilders, acrescentando: "O amor pelo meu país e pelos meus eleitores é grande e mais importante do que a minha própria posição".
Tem uma visão política antieuropeísta e anti-islâmica, defendendo que o país deve banir as mesquitas e abandonar a União Europeia. Também diz gostar de ler histórias do Pato Donald e de jogar Mario Kart.
O Partido para a Liberdade, de Geert Wilders, terá conquistado 35 assentos no parlamento, contra 26 da coligação Verdes-Trabalhistas e 23 do VVD, do ex-primeiro-ministro Mark Rutte, segundo uma sondagem à boca de urna da Ipsos.
Está apresentado o acordo de coligação para formar Governo na Holanda, quase nove meses após as eleições. O acordo foi anunciado na segunda-feira, mas só esta quarta é que os quatro partidos de centro-direita fizeram a apresentação da coligação.
Líder do governo esloveno difundiu uma teoria da conspiração, considera homólogo holandês. Mark Rutte convocou o embaixador da Eslovénia nos Países Baixos.
O governo liderado por Mark Rutte demitiu-se a dois meses das eleições legislativas mas poderá manter-se em funções até ao ato eleitoral.
Media holandeses elogiam a prestação do primeiro-ministro Mark Rutte, estranham parte da "raiva" a ele dirigida e elencam os pontos dececionantes no acordo sobre os fundos europeus.
O primeiro-ministro holandês é o mais sorridente mas também o mais duro a negociar. É solteiro, mora numa casa modesta e tem um carro em segunda mão
Em França, Hungria e Itália a extrema-direita conseguiu a liderança. Mas o grupo do Parlamento Europeus que mais cresce é o Verdes. E Farage conseguiu vencer as segundas eleições europeias no Reino Unido.
As sondagens apontam para uma inesperada vitória dos Trabalhistas na Holanda nas eleições para o Parlamento Europeu.
O ministro da pasta diplomática afirmara que tinha participado numa reunião em 2006.
O primeiro-ministro Mark Rutte alcançou um acordo que envolve quatro partidos e que poderá desbloquear o impasse resultante das últimas eleições que produziram o parlamento mais polarizado de sempre na Holanda.
O Governo alemão apoiou hoje o presidente do Eurogrupo, Jeroem Dijsselbloem
Para o primeiro-ministro, as palavras do presidente do Eurogrupo são "absolutamente inaceitáveis" e os povos da Europa do Sul estão "profundamente ofendidos"