A Malta dos passaportes
Ninguém reparou, mas o Tribunal de Justiça da UE sentenciou o óbvio: nacionalidade não pode estar à venda.
Ninguém reparou, mas o Tribunal de Justiça da UE sentenciou o óbvio: nacionalidade não pode estar à venda.
Em julho, os EUA obtiveram 16 vistos dourados, as Filipas 13, o Reino Unido 10, o Brasil e África do Sul nove cada um. A China recebeu oito vistos gold.
Dou por mim a imaginar um mundo diverso, onde seria urgente construir experiências políticas que não repitam os erros do passado, nem ambicionem (por soberba) ignorá-lo.
No total, desde que o programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI) foi lançado, foram concedidos 431 vistos 'gold' a cidadãos russos e 51 a cidadãos ucranianos.
Por países, em outubro foram concedidos 15 vistos 'dourados' à China, 14 aos Estados Unidos, oito à Índia e oito à Rússia e quatro à África do Sul.
De acordo com os dados estatísticos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em agosto foram concedidos 64 ARI, dos quais 56 por via da aquisição de bens imóveis (16 para reabilitação urbana) e oito através do critério de transferência de capitais.
A corrupção do Afeganistão não é "o problema do costume" dos países em desenvolvimento, nem simplesmente uma "questão de cultura" por parte de um povo que o Ocidente gosta, de forma condescendente, de apelidar de ingovernável.
De acordo com as contas feitas pela Lusa, o investimento captado através dos vistos foi de 237,6 milhões de euros.
O investimento resultante do programa de Autorização de Residência para Investimento (ARI) totalizou 646,7 milhões de euros, o que compara com 742 milhões de euros em 2019. Foram atribuídos 1.182 vistos 'dourados', menos do que os 1.245 em 2019.
A compra de imóveis captou um investimento de 47 milhões de euros, dos quais 6,1 milhões de euros corresponderam à aquisição para reabilitação urbana.
Aquisição de bens imóveis a representar quase 90% do montante conseguido em oito anos. No entanto, o investimento caiu 10% em setembro, face a igual período de 2019, para 43,5 milhões de euros.
Nos primeiros cinco meses do ano passado, o investimento chinês captado através deste instrumento tinha sido de 97 milhões de euros, num total de 173 vistos 'dourados'.
Consulado-geral de Portugal em Macau e Hong Kong registou um aumento "notável" até maio deste ano no número de pedidos de cidadãos que vivem na antiga colónia britânica e que querem residir em Portugal.
A compra de bens imóveis totalizou 136,9 milhões de euros (a reabilitação urbana ascendeu a 26,2 milhões de euros) e a transferência de capitais 9,2 milhões de euros.
urante o ano passado foram concedidos 1.245 vistos gold, dos quais 1.160 Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (660,7 milhões de euros) mediante o critério de aquisição de bens imóveis.
Em agosto foram atribuídos 147 vistos, dos quais 140 resultantes da compra de bens imóveis.