
"Camarada Cunhal": uma fuga espantosa merecia mais
Um episódio que desafiou o impossível - a fuga da prisão de alta segurança de Peniche - merecia um grande filme, mas "Camarada Cunhal" (nos cinemas 5.ª, 24) fica aquém do que pretende contar.
Um episódio que desafiou o impossível - a fuga da prisão de alta segurança de Peniche - merecia um grande filme, mas "Camarada Cunhal" (nos cinemas 5.ª, 24) fica aquém do que pretende contar.
Um paramédico palestiniano que estava desaparecido desde os ataques israelitas que mataram 15 profissionais de saúde no sul de Gaza, terá sido detido pelas autoridades de Israel.
Da edição à comercialização, há novas propostas literárias a dar alento a uma comunidade de leitores atenta a narrativas diversas e consumos sustentáveis. Fomos conhecer alguns desses projetos.
Às livrarias portuguesas chegam, este mês, um inédito de Miguel Esteves Cardoso e títulos do vencedor do Nobel Jon Fosse e de Mariana Salomão Carrara.
O Estado de Direito e a democracia liberal sucumbem por todo o lado numa Europa que continua alegremente a afogar-se na sua própria ilusão.
As forças israelitas admitiram que dispararam contra ambulâncias na Faixa de Gaza em 23 de março, depois de considerarem os veículos suspeitos.
Os animais "construíram um pântano com piscinas e canais (...) numa área quase duas vezes maior do que o planeado" com escavadoras, revelou agência do ambiente.
Acusado no Tutti Frutti, continua na junta da Estrela e na liderança do grupo parlamentar na AML, onde deixou de aparecer. Não convoca eleições internas há dois anos. Direção nacional desautorizou-o, oposição interna mobiliza-se.
Aos 34 anos, escreveu dois romances, ambos premiados. O terceiro, sobre as consequências da guerra colonial nas gerações que não a viveram, será publicado em 2025. Antes, preparou um conto para a SÁBADO.
Há assessores, como Sofia Vala Rocha, deputada municipal do PSD, que estão no cargo desde abril, mas só agora saíram os despachos de nomeação.
Excerto do evoluir dos acontecimentos que levaram ao início da ponte aérea de retornados: raptos, mortes, assaltos, condições desumanas, abandono, uma guerra civil iminente e uma certa "degradação moral". O livro está à venda a partir de 3 de setembro.
No ano passado tinham sido registadas, em igual período, 71 mortes por afogamento, em 2022 tinham sido 88 e em 2021 sido 62.
O Exército e as autoridades israelitas acusam Sinwar de ser um dos cérebros do ataque sem precedentes do Hamas em 7 de outubro em Israel. Foi nomeado depois da morte de Ismail Haniyeh, em Teerão, na semana passada.
A descoberta de hoje "eleva para sete o número de valas comuns localizadas no interior de hospitais" em Gaza, indica comunicado.
O jornal secreto do dia 25 de Abril em Angola que devia ter sido destruído. O discurso de Otelo à porta fechada. As conversas com o “inimigo”. As noites quentes sob assalto. Memórias de seis ex-combatentes na guerra do Ultramar.
Várias autarquias começam a ter oferta de cartões semelhantes aos de seguradoras privadas. É uma resposta inédita à crise no serviço público.