
Portugal ultrapassa barreira dos nove milhões com vacinação completa contra a covid-19
Também o reforço da vacinação está prestes a ultrapassar a barreira dos seis milhões de doses administradas.
Também o reforço da vacinação está prestes a ultrapassar a barreira dos seis milhões de doses administradas.
Seis meses após a vacinação completa verificou-se uma "diminuição em oito vezes do título de anticorpos induzidos pela vacinação covid-19".
De acordo com os dados divulgados pela DGS, 8.892.049 pessoas têm a vacinação primária completa e 5.826.929 já receberam a dose de reforço.
Foram confirmados mais de 540 mil casos só nos últimos 14 dias e DGS diz que a tendência é de subida. Mortalidade aumentou 50%, mas estudos apontam que risco de morte é três a seis vezes menor nas pessoas com vacinação completa em relação às pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto.
Em Portugal, mais de 8,7 milhões de pessoas têm a vacinação primária completa e cerca de 3,6 milhões já receberam a dose de reforço.
Lacerda Sales começou a manhã de segunda-feira, 3, a dizer que cerca de 90% dos internados em unidade de cuidados intensivos não tinha vacinação completa. A meio da noite mudou para mais de 60%. Mas não há dados concretos.
A exigência, que enfrentou vários processos judiciais, foi mantida em dezembro por um painel de três juízes do Tribunal da Relação dos Estados Unidos. O Supremo deve considerar o requisito na sexta-feira.
Já foram administradas mais de dois milhões de doses da vacina da gripe, numa altura em que mais de 8,5 milhões de pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19.
Presidente da Comissão Europeia aponta que Estados-membros devem começar a ter a discussão, numa altura em que um terço da população europeia não tem a vacinação completa.
Para as circunstâncias em que o teste laboratorial não possa ser realizado antes da admissão, o novo utente, se não tiver vacinação completa e sem história de infeção nos últimos seis meses, deve ficar em isolamento profilático.
Na Alemanha, apenas 66,7% dos cidadãos têm a vacinação completa e não tem sido possível aumentar a percentagem, apesar dos múltiplos apelos do meio político aos cidadãos.
Segundo dados de hoje da DGS, 85,9% da população tem a vacinação completa contra a covid-19, cerca de 200 mil já receberam a terceira dose ou a dose adicional contra o SARS-CoV-2 e 385 mil foram vacinadas contra a gripe.
A análise da cobertura vacinal por região mostra que o Algarve é a zona do país mais atrasada no processo, com 80% das pessoas com a vacinação completa.
Segundo o relatório semanal da DGS, com pelo menos uma dose estão agora quase nove milhões de pessoas.
Segundo os dados da DGS, idosos com mais de 80 anos têm a vacinação completa contra a covid-19 há várias semanas.
A dose de reforço será administrada seis meses após a vacinação completa a "pessoas que ficaram com imunidade na primeira série vacinal".