Sábado – Pense por si

Vacina AstraZeneca
Diogo Camilo

Mulher no Canadá morre após tomar a vacina da AstraZeneca

Mulher na casa dos 50 anos foi vítima de uma "trombocitopenia trombótica imune", relacionada com a vacina da AstraZeneca. Doença é considerada uma reação adversa "muito pouco frequente" e é apenas o segundo caso em mais de 250 mil doses administradas na região de Alberta, no Canadá.

Covid-19 AstraZeneca vacina
Diogo Camilo

Os cálculos dos riscos e benefícios da vacina da AstraZeneca

A vacina polémica foi recomendada em Portugal apenas a maiores de 60 anos, mas o risco de uma pessoa na casa dos 50 anos não vacinada morrer de covid-19 é 500 vezes mais provável do que desenvolver coágulos com a vacina. O risco aumenta em jovens, mas as situações em que os riscos superam os benefícios são exceções.

Vacina AstraZeneca
Diogo Camilo

DGS recomenda vacina da AstraZeneca a maiores de 60 anos

Após confirmação da ligação entre a vacina da AstraZeneca e a ocorrência de coágulos sanguíneos invulgares, Portugal opta por administrar a vacina apenas a pessoas com mais de 60 anos "até estar disponível informação adicional". Vacinação de docentes e não docentes será adiada por uma semana.

Lucília Galha

Tudo o que precisa de saber sobre a vacina da AstraZeneca

Ficou provada a relação entre os coágulos e a toma da vacina, mas continua a ser segura. O que é preciso é estar atento a eventuais sintomas nas duas semanas seguintes à vacinação. Há duas ideias a reter: o risco de exposição ao vírus é muito maior e suspender a vacina agora poria em causa todo o processo de vacinação.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h