
Tolentino Mendonça vence Prémio Eduardo Lourenço 2025
O júri destacou "o perfil do intelectual, do humanista e do poeta que marca inequivocamente a cultura portuguesa contemporânea".
O júri destacou "o perfil do intelectual, do humanista e do poeta que marca inequivocamente a cultura portuguesa contemporânea".
Já sobre o facto de ser o cardeal Tolentino Mendonça quem irá substituir o Papa Francisco na missa deste domingo, indica que era expectável, uma vez que é ele "que é o ministro da área sobre a qual este jubileu insere".
Os problemas de saúde obrigaram Francisco a cancelar a agenda dos próximos dias e na habitual missa de domingo será substituído pelo cardeal português, José Tolentino Mendonça.
Este fim de semana o Vaticano celebra o Jubileu dos Artistas, no âmbito do ano de Jubileu.
Cardeal e teólogo distinguido com prémio de 60 mil euros.
Valter Hugo Mãe, José Tolentino Mendonça e Irene Flunser Pimentel são alguns dos convidados desta iniciativa que inclui conversas, sessões de cinema e uma exposição.
Até agora, o cardeal português desempenhava as funções de arquivista e bibliotecário do Vaticano.
"Trata-se de uma figura ímpar, uma pessoa da cultura, com uma visão social inclusiva, que tocou muito diretamente ao júri, que o nomeou por unanimidade", realçou o reitor, referindo que o cardeal destacou-se dos demais candidatos "pela figura inquestionável que é no plano nacional e internacional".
Entre os subscritores estão vários profissionais de saúde e figuras como o ex-Presidente da República Ramalho Eanes e os cardeais José Tolentino Mendonça e Manuel Clemente.
"Como bem sabemos, e ainda há dias comprovámos, os seus poemas, ensaios, crónicas e intervenções públicas constituem um notável testemunho de sabedoria, tolerância e compaixão", disse o Presidente.
Membros do júri ficaram "impressionados com a capacidade que Tolentino Mendonça demonstra ao divulgar a Beleza e a Poesia como parte do património cultural intangível da Europa e do mundo".
O cardeal e poeta madeirense, presidente das cerimónias deste ano, diz que o escritor de Lusíadas nos ofereceu o "mais extraordinário mapa mental do Portugal do seu tempo" e abriu caminho para todo um povo na "navegação interior que é a poesia".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha divulgado, no dia 17 de abril, que o Dia de Portugal seria assinalado com uma "cerimónia simbólica" junto ao Mosteiro dos Jerónimos.
O cardeal Tolentino Mendonça é o atual responsável pelo Arquivo Apostólico Vaticano. O Conselho Pontifício da Cultura é presidido pelo cardeal Gianfranco Ravasi.
O cardeal sublinhou que a "consciência ecológica" está cada vez mais na ordem do dia e realçou a importância de não se considerar a natureza como algo separado dos seres humanos.
A Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira foi criada há 40 anos para "galardoar as entidades singulares ou coletivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, em vida ou a título póstumo".