Sábado – Pense por si

Lusa

Já há um tradutor de emojis usados por jovens

O tradutor, pensado para ser utilizado por pais de crianças e adolescentes, foi criado por David Sopas, investigador em segurança informática, inspirado, em parte pela série "Adolescência".

Raquel Lito

Há pais que não autorizam fotos de turma – nem no Natal. Saiba porquê

Proíbem a captação de imagens dos filhos em momentos festivos, temendo que cheguem às redes sociais. Professores pedem que reconsiderem, psicólogos alertam para os efeitos de exclusão nos alunos visados e especialistas em segurança digital sugerem que estes apareçam, mas de costas.

25 de Abril, 50 anos, 25 ícones

A história do 25 de Abril de 1974 também se pode contar através de ícones: da incontornável G3 ao megafone, passando pelo "V" da Vitória. Há escolhas óbvias. Outras nem tanto.

Vera Lagoa: "Como será a liberdade?"

Chamava-se Bisbilhotices e era uma crónica famosa do Diário Popular. A 2 de maio de 1974, Vera Lagoa escreveu-a pela primeira vez sem censura. Recordamos essa crónica, 50 anos depois.

Margarida Davim

O que encontram os refugiados quando chegam a Portugal?

Os programas de acolhimento variam segundo as entidades que recebem os refugiados, mas o objetivo é alcançar a autonomia em 18 meses. Cristina Santinho, antropóloga que estuda o assunto há 20 anos, diz que aquilo que estes migrantes encontram em Portugal "não é suficiente".

Margarida Davim

As cartas que fizeram nascer o PS

Documentos até agora inéditos contam como se começou a construir o partido em 1962, ainda antes de surgir Mário Soares. E quem se lembrou de o juntar ao projeto.

Maria Henrique Espada

Os superassessores de Lisboa que custam €4.615 ao mês

A folha de salário mensal sai mais cara que a do presidente da câmara (que tem direito a 4.035 euros). Moedas só ganha vantagem porque tem direito a ajudas de custo e recebe 14 vezes. Há dezenas destes contratados de alto custo a apoiar a vereação (sem pelouros), a Assembleia Municipal – e até o próprio Moedas. E só acontece em Lisboa.

Carlos Torres

Mário Soares: a queda de Salazar, o exílio e o 25 de Abril

Estava numa barbearia em São Tomé quando intuiu o fim do ditador, ao ouvir a notícia de que Salazar tinha sido operado a um hematoma cerebral. E a Revolução dos Cravos apanhou-o a dormir, num hotel em Bona, onde se ia encontrar com o líder do SPD. O segundo volume da biografia Mário Soares, Uma Vida, sai gratuitamente com a SÁBADO de 7 de abril.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)